A influência da assimetria informacional na estrutura de capital das empresas brasileiras: análise dos segmentos especiais da Bovespa
Fecha
2014-11-17Metadatos
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O estudo sobre a forma com que a empresa estrutura sua política de financiamento tem sido objeto de estudo de várias pesquisas, as quais deram origem às teorias que levam em consideração diferentes atributos como determinantes da estrutura de capital. Entretanto, devido à diversidade dos fatores que podem influenciar o processo decisório das empresas, nenhuma delas conseguiu com exatidão explicar o mix de financiamento que as empresas devem utilizar para alcançar o valor ótimo. Uma dessas abordagens, a teoria do Pecking Order, a qual foca na assimetria informacional como um importante determinante da estrutura de capital das empresas. No presente estudo, busca-se analisar a influência desse componente informacional na estrutura de capital das empresas que compõem os segmentos especiais da Bovespa, os quais foram criados em 2001 com o objetivo de diferenciar as empresas por meio do cumprimento de regras societárias, como a maior divulgação de informação, bem como das empresas que compõem o Grupo Tradicional. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de análise de dados em painel, a qual permitiu a análise da influência de variáveis de controle (tangibilidade, tamanho, rentabilidade, risco e valor de mercado) e proxies e dummies relacionadas à assimetria informacional no endividamento das empresas que compõem os segmentos especiais: Novo Mercado e Níveis 2 e 1 de Governança Corporativa, e das empresas pertencentes ao grupo Tradicional. Para tanto, a análise foi realizada em dois períodos: P2 correspondente aos anos de 2001 a 2013 e, P1 referente ao período 2007 a 2013. Os resultados demonstraram que nas empresas que aderiram aos segmentos da Bovespa, o endividamento foi utilizado em menor escala, além disso, as proxies relacionadas à assimetria informacional apresentaram sinais negativos e estatisticamente significativos nos segmentos em que a divulgação de informações é mais rígida, Novo Mercado e Nível 2 de Governança Corporativa.