O planejamento e a estrutura organizacional no processo de contratação de bens e serviços nas Universidades Federais do Maranhão (UFMA) e de Santa Maria (UFSM)
Resumo
Este trabalho aborda os fatores restritivos que interferem na otimização do planejamento do processo de contratação de bens e serviços entre a demanda setorial e o atendimento da solicitação pela Unidade de Gestão em duas Universidades Federais. O tema é discutido alicerçado nas visões de autores como Etzioni (1967), Barnard (1968), Tironi et al. (1991), Tofler (2003), Mintzberg (2004), Senge (2005), Matus (2006), Marchi e Wittmann (2008), Motta (2010), Baily et al. (2010), Morin (2011), Tridapalli, Fernandes e Machado (2011), Morgan (2011), Juran (2011), Dias e Costa (2012), Drucker (2012), dentre outros. Os conceitos defendidos pelos autores permitem perceber novas possibilidades para a gestão do processo de contratação de bens e serviços nas organizações em tempos de mudanças. O objetivo da pesquisa consiste em analisar os fatores restritivos que interferem na otimização do planejamento do processo de contratação de bens e serviços entre a demanda setorial e o atendimento desta solicitação pela Unidade de Gestão, nas Universidades Federais do Maranhão (MA) e de Santa Maria (RS). Este estudo de caso tem caráter exploratório, descritivo, de natureza qualitativa. Foram realizadas 12 (doze) entrevistas que possibilitaram a coleta e a análise dos dados. Utilizou-se o método da análise do discurso dos entrevistados, para revelar problemas associados a planejamento, a estrutura organizacional, que interfere no planejamento do processo de contratação de bens e serviços. Os resultados revelam que as organizações pesquisadas mantêm estruturas organizacionais inadequadas. A unidade de planejamento central orienta a despesa dissociada da realidade da gestão das unidades setoriais.