Particularidades inerentes ao modelo de gestão de um empreendimento de economia solidária: um estudo de caso
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de avaliar a existência de particularidades específicas no modelo de gestão aplicado em um empreendimento de economia solidária. Toda organização pressupõe a existência de um conjunto formal ou informal de práticas, princípios, normas e ferramentas de gestão que sustentam as suas operações e os seus processos de gestão, que são entendidos como o seu modelo de administração. O trabalho foi desenvolvido através do método estudo de caso, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Os entrevistados para o estudo foram todos os integrantes da Comissão Colegiada que administra a organização e, com o objetivo de aprofundar o estudo do modelo, o número de entrevistados foi ampliado para outros colaboradores, parceiros e associados do Projeto, totalizando 17 depoimentos. A coleta de dados deu-se através de entrevistas semi-estruturadas, observação direta e exame documental. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Com relação à avaliação de resultados deve-se reconhecer que ainda se carece de indicadores de avaliação e que é muito mais difícil medir e controlar desempenho e resultados nas instituições sem fins lucrativos do que nas empresas. Assim mesmo o trabalho permitiu identificar os princípios e as práticas adotadas na administração do empreendimento, à luz da fundamentação teórica utilizada para o estudo de caso e identificar as sete particularidades do atual modelo de gestão merecedoras de destaque: embasamento teórico e prático da constituição do Projeto, com as adequadas adaptações às peculiaridades locais; práticas de formação que orientarão o caminho de
ingresso dos associados na organização; ênfase na comercialização direta da produção pelos próprios produtores, sem intermediários; administração colegiada a partir de práticas de gestão construídas pelos próprios produtores; administração do projeto por meio de Comissões; administração participativa dos pontos de comércio pelos próprios produtores; e contribuição e importância das parcerias para o bom desenvolvimento do empreendimento