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dc.creatorBulé, Anieli Ebling
dc.date.accessioned2017-04-07
dc.date.available2017-04-07
dc.date.issued2015-03-28
dc.identifier.citationBULÉ, Anieli Ebling. Process of internationalization of higher education institutions: a case study in the Federal University of Santa Maria. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4749
dc.description.abstractIt is possible watch the international evolutionary process of education policies that has manifested in different levels and intensities according to the countries and regions (Akkari, 2011). Such educational changes have resulted in large school restructuring that affect and are affected worldwide (Akkari, 2011). In this context, this study aimed to analyze the internationalization practices promoted by the Federal University of Santa Maria, identifying the reasons that stimulate this process, as well as the organizational and programmatic actions and strategies used to internationalization, based on the theoretical model of Knight (2004). Therefore, a qualitative/descriptive research was carried out, which has as analysis unit, the Graduate Programs with concepts 6 and 7, evaluated by CAPES, which already have significant international performance. The first stage of data collection was a desk study of information available on the institution website. In the second phase, interviews were conducted with (6) six professionals who participated directly or indirectly of the university's internationalization process, using as a basis for the interviews the Miura s screenplay (2006). The analysis of results presented in this study revealed that the UFSM, although develop the internationalization with a growing number of students and teachers in academic mobility and a significant number of agreements with foreign institutions and associations with foreign groups, still has weaknesses in its organizational and program strategies, requiring institutionalize internationalization policies in the culture of the institution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectEstratégias de internacionalizaçãopor
dc.subjectMobilidade acadêmicapor
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectInternationalization strategieseng
dc.subjectAcademic mobilityeng
dc.titleO processo de internacionalização de instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeProcess of internationalization of higher education institutions: a case study in the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoÉ possível observar o processo evolutivo internacional das políticas educacionais que vem se manifestando em diferentes níveis e intensidades de acordo com os países e as regiões (AKKARI, 2011). Tais mudanças educacionais têm resultado em grandes reestruturações escolares que afetam e são afetadas mundialmente (AKKARI, 2011). Diante desse contexto, este estudo teve como objetivo analisar as práticas de internacionalização promovidas pela Universidade Federal de Santa Maria, identificando as razões que estimulam esse processo, assim como as ações e estratégias organizacionais e programáticas utilizadas para internacionalização, com base no modelo teórico de Knight (2004). Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, tendo como unidade de análise os Programas de Pós-Graduação com conceitos 6 e 7, avaliados pela Capes, os quais já apresentam significativo desempenho internacional. A primeira etapa da coleta de dados constituiu um estudo documental de informações disponíveis no site da instituição. Na segunda etapa, foram efetuadas entrevistas com 6 (seis) profissionais que participaram, direta ou indiretamente, do processo de internacionalização da universidade, utilizando como base para as entrevistas o roteiro de Miura (2006). A análise dos resultados apresentados neste estudo revelou que a UFSM, embora desenvolva a internacionalização com um crescente número de estudantes e professores em mobilidade acadêmica e um significativo número de convênios com instituições estrangeiras e associações com grupos estrangeiros, ainda apresenta fragilidades em suas estratégias organizacionais e programáticas, necessitando institucionalizar políticas de internacionalização na cultura da instituição.por
dc.contributor.advisor1Schuch Júnior, Vitor Francisco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792403T8por
dc.contributor.referee1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701517Y3por
dc.contributor.referee2Gomes, Clandia Maffini
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702770U4por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2233898993735616por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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