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dc.creatorParcianello, José Adroaldo
dc.date.accessioned2017-04-13
dc.date.available2017-04-13
dc.date.issued2015-12-18
dc.identifier.citationPARCIANELLO, José Adroaldo. Quality of working life: grants an improvement plan due to the perception of active servers UFSM. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4758
dc.description.abstractThis study aims to analyze the perception of the active UFSM servers in relation to QVT through the actions developed by the Coordination of Health and Quality of Life Server - CQVS. It has been observed that over the years the Institution is investing in QVT for it servers, therefore demanding an extensive review of these actions from the point of view of the servers. Within this context, this study presents a quantitative and qualitative descriptive approach to the problem. As technical procedure is based on the study of case of the study unit Federal University of Santa Maria, a Federal Education Institution multicampus, located in the cities of Santa Maria (campus office), Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Silveira Martins and most recently Cachoeira do Sul, reaching a population of teachers and Technical Administrative servers in Education - TAE 4,686 servers. Data collection was through document analysis, participant observation and questionnaire consisting of three parts: the first for the socio-demographic profile of respondents, followed by closed questions according to the QVT model Walton (1973) and the third part with specific issues related to actions undertaken by CQVS. The processing and analysis of data were first reviewed and coded numerically and introduced in Windows Excel software and later analyzed with the help of Statistical Package for Social Sciences - SPSS. Also statistics and frequency analysis related to variables surveyed were held. With the results an action plan was proposed containing activities related to quality of working life in order to contribute to the improvement of activities in compliance with the demands of servers. It stands out in this plan a periodic disclosure on CQVS and dissemination of their actions in the UFSM and Progep sites, create a visitation committee at UFSM, conduct periodic QVT surveys in the institution and create manual regarding the duties and offered services to servers by the Coordination, among other actions presented in this study.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectModelopor
dc.subjectQuality of working lifeeng
dc.subjectPeople management styleeng
dc.subjectModeleng
dc.titleQualidade de vida no trabalho: subsídios para um plano de melhoria em função da percepção dos servidores ativos da UFSMpor
dc.title.alternativeQuality of working life: grants an improvement plan due to the perception of active servers UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar a percepção dos servidores ativos da UFSM em relação à QVT por meio das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor CQVS. Tem-se observado que ao longo dos anos a Instituição tem investido em QVT para os servidores, sendo necessária uma avaliação ampla dessas ações do ponto de vista dos servidores. Inserido neste contexto, o presente estudo de caráter descritivo apresenta uma abordagem quantitativa e qualitativa do problema. Como procedimento técnico baseia-se no estudo de caso como unidade de estudo a Universidade Federal de Santa Maria, uma Instituição Federal de Ensino multicampus, situados nas cidades de Santa Maria (campus sede), Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Silveira Martins e recentemente Cachoeira do Sul, atingindo uma população de servidores docentes e Técnico-Administrativos em Educação TAE de 4.686 servidores. A coleta de dados se deu por meio de análise documental, observação participante e questionário composto de três partes: a primeira para o perfil sóciodemográfico dos respondentes, seguida de questões fechadas de acordo com o modelo de QVT de Walton (1973) e a terceira parte com questões específicas relativas às ações desenvolvidas pela CQVS. O tratamento e análise dos dados, inicialmente foram revisados e codificados numericamente e lançados no software Windows Excel e posteriormente analisados com o auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS. Também foram realizadas análises estatísticas e de frequência relacionadas às variáveis pesquisadas. Com os resultados obtidos foi proposto um plano de ação contendo atividades voltadas a qualidade de vida no trabalho com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas em atendimento as demandas dos Servidores. Destaca-se neste plano a divulgação periódica sobre a CQVS e a divulgação das suas ações nos sites da UFSM e PROGEP, criar uma comissão de visitação na UFSM, realizar pesquisas periódicas sobre QVT na Instituição e criar manual sobre as atribuições e serviços oportunizados aos servidores pela Coordenadoria, além de outras ações apresentadas neste estudo.por
dc.contributor.advisor1Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705184T5por
dc.contributor.referee1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.contributor.referee2Paim, Carlos Breno Viana
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7128103498316432por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9934110621776312por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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