Estudo sobre a percepção dos servidores sobre a comunicação organizacional do CESNORS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) acerca da comunicação organizacional. Dentro dessa perceptiva, têm-se o caso do Centro de Educação Superior Norte - RS (CESNORS), em uma unidade descentralizada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Frederico Westphalen - RS, que desenvolve, por intermédio do Projeto de Assessoria de Comunicação , uma gama de ações e serviços comunicacionais direcionados para seus públicos, interno e externo. Para tanto, o método de pesquisa foi dividido em duas etapas. A primeira etapa, de abordagem quantitativa, foi para identificar a percepção dos servidores, sendo que os dados obtidos foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Nessa etapa, evidenciou-se a caracterização do perfil e a percepção dos servidores sobre a comunicação interna, em torno das variáveis de qualidade, produção, disseminação, transparência, objetividade, eficácia e fluidez. Na segunda etapa, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo exploratório, baseada em pesquisa empírica. Além disso, utilizou-se, como fonte secundária, a análise documental Análise de Estrutura e Processos Organizacionais (RTA), da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), sobre a Assessoria de Comunicação, aliada à Dimensão 4- Comunicação com a sociedade , relativa a indicadores referenciais de qualidade na comunicação, sendo esta de caráter ilustrativo na discussão dos resultados. Assim, por meio desses indicadores, foi possível elaborar a proposta para aperfeiçoar a comunicação organizacional, considerando-a como uma ferramenta do planejamento estratégico. Os resultados encontrados apontam, de modo geral, que a percepção dos servidores sobre a comunicação organizacional é positiva e merece aperfeiçoamento contínuo para o desenvolvimento e/ou manutenção de estratégias de comunicação. Espera-se que a realização desse estudo sirva de reflexões para a realização de uma comunicação mais efetiva e transparente, em prol da gestão institucional.