A competitividade da carne suína brasileira frente aos principais exportadores mundiais (1990-2012)
Fecha
2016-06-24Metadatos
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Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a competitividade das exportações de carne suína do Brasil e dos maiores competidores no mercado internacional (Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca e Canadá), no período de 1990 a 2012. Para isso, utiliza-se como método o Constant Market Share (CMS), decomposto em três efeitos: comércio mundial; destino; e competitividade. Para captar melhor as mudanças nas exportações ao longo do tempo, foram definidos cinco subperíodos, 1990/1993, 1994/1998, 1999/2002, 2003/2008 e 2009/2012. A análise demonstrou que os Estados Unidos são o país mais competitivo no período analisado, seguido pelo Brasil. Apesar dos Estados Unidos serem mais competitivos, o crescimento percentual do Brasil foi maior, 4.449,53%, enquanto o dos Estados Unidos foi de 2.055,96%. Para ambos os países, mais de noventa por cento desse crescimento ocorreu devido ao aumento da competitividade. A Dinamarca era o segundo país que mais exportava carne suína em 1990, enquanto o Brasil e os Estados Unidos sequer estavam entre os dez maiores. No entanto, a Dinamarca apresentou o menor crescimento percentual e o principal motivo foi a queda da competitividade, não apresentando nenhum subperíodo com efeito competitividade positivo. Apesar de se mostrar menos competitiva que os Estados Unidos e o Brasil, a Alemanha é o atual maior exportador, com crescimento de 704,45%. A competitividade foi fundamental para esse crescimento no período todo, mas o aumento nas importações em seus principais mercados se mostrou mais relevante que nos outros países analisados. O Canadá foi o único país onde a maior parte do crescimento ocorreu devido ao crescimento do comércio mundial desse produto. O país se destaca também pela tendência negativa de crescimento nos seus principais mercados compradores, especialmente os Estados Unidos, por este ter se tornado um dos maiores players da suinocultura mundial.