Redes de cooperação do estado do Rio Grande do Sul: um estudo dos motivos de participação das empresas em redes
Abstract
No atual cenário vivido por micro, pequenas e até mesmo médias empresas, uma das saídas encontradas para a retomada do crescimento, desenvolvimento e competitividade tem sido as redes. Essa alternativa pode proporcionar às empresas desenvolverem-se através de uma proposta de crescimento e desenvolvimento conjunto, proporcionando às mesmas alcançar vantagens competitivas através da cooperação. A pesquisa que teve como objetivo verificar os
motivos das empresas entrarem nas redes e se esses objetivos foram atingidos, foi desenvolvida em 117 empresas pertencentes às Redes de Cooperação criadas a partir da
iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais - SEDAI, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - RS, em parceria com as Universidades de Santa
Cruz do Sul (UNISC) e Federal de Santa Maria (UFSM). A amostra se restringiu às empresas pertencentes às quatro maiores redes em número de associados nas duas regiões de
abrangência das Universidades, Vale do Taquari e Rio Pardo e região Centro do Estado, respectivamente. Através de questionário, foi possível verificar os motivos que fizeram com
que as empresas entrassem nas redes e se estes estavam sendo atingidos. Em um breve panorama do estudo, os principais pontos do trabalho desenvolvido chamam a atenção para os fatores de busca de oportunidades e de minimização de custos, sendo colocados em segundo plano, motivos como compartilhamento de recursos (tecnológicos, de gestão e humanos), liderança na rede e confiança. Outro aspecto que chamou atenção refere-se às respostas referentes ao número de associados nas redes, detalhando que um dos motivos que fizeram com que os empresários pesquisados ingressassem nas redes foi o alto número de associados e não o baixo número como as teorias apontam que seja uma das formas de desenvolvimento e diminuição de conflitos internos. O conteúdo do trabalho está desenvolvido em seis capítulos,
contendo a introdução, a caracterização de redes e as principais experiências internacionais, os motivos das empresas de entrada nas redes, método do trabalho, análise dos resultados e por fim as considerações finais e recomendações para estudos futuros