Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorNessler, Nádia Cristina
dc.date.accessioned2014-09-24T11:34:53Z
dc.date.available2014-09-24T11:34:53Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/497
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work is the subject of research challenges the school manager in the role of director. The objective is to define the main problems faced in everyday life and that negatively interfere in the work of this person. The methodology used for this research uses assumptions of "Case Study", as the systematic observation and participant. The fieldwork took place in a local public elementary school in the municipality of Três Passos - RS and involved the director of this institution. For this work, were also used as objects of study, especially the bibliographies of Heloise Lück , which define well the function of the school manager in a democratic school , relying on the proposal of participation, as well as many other authors who have focused working school democracy through practical work of the school manager in its policy role. In conclusion, through this research we still have a long way to go for us to effect a more democratic and with higher quality management education, since problems such as lack of staff and investment are still common in the public schools of our country.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleO gestor escolar e os desafios enfrentados na função de direçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema de pesquisa os desafios do gestor escolar na função de diretor. O objetivo é definir os principais problemas enfrentados no dia a dia e que interferem negativamente no trabalho deste profissional. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa utiliza pressupostos do estudo de caso, além da observação sistemática e participante. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola pública municipal de ensino fundamental do município de Três Passos - RS e envolveu o diretor desta instituição. Para este trabalho, também foram usados como objetos de estudo, principalmente, as bibliografias de Heloísa Lück, que definem bem a função do gestor escolar em uma escola democrática, apoiando-se na proposta da participação, como também outros diversos autores que têm como foco de trabalho a democracia escolar, através da prática de trabalho do gestor escolar em sua função diretiva. Conclui-se, através desta pesquisa que ainda temos um longo caminho a percorrer para que consigamos efetivar uma gestão de ensino mais democrática e com maior qualidade, uma vez que, problemas como falta de pessoal e de investimentos ainda são comuns nas escolas públicas de nosso país.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples