dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Keller, Priscilla Sanguineti | |
dc.date.accessioned | 2014-09-24T12:12:22Z | |
dc.date.available | 2014-09-24T12:12:22Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/500 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.title | Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo partiu da necessidade de refletir sobre a construção do Projeto Pedagógico - PP na dimensão da gestão escolar democrática. Portanto investigou-se a concepção de gestão escolar, democracia, participação e o próprio conceito do PP, discutindo o sua forma de construção e seus usos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a gestão escolar democrática, bem como a importância da mesma para a construção efetiva do PP que vai ao encontro das reais necessidades da comunidade escolar. Para tanto utilizou-se como subsídios de estudo a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96- LDB, a Lei Municipal de Santa Maria da Gestão Democrática nº 4740/03, sendo, no entanto, os referenciais de autores estudiosos na área o principal método que fundamentou o presente trabalho. Constitui-se em um conjunto de princípios e diretrizes para nortear a escola, deixando de ser apenas uma perspectiva programática da instituição. Sua construção deve ser fruto da participação coletiva e é eficaz quando toda a comunidade escolar efetivamente participa, sendo ele o instrumento mais importante da escola por se constituir na identidade da mesma. Assim sendo, o PP deve ser construído com base na realidade dos alunos, da comunidade onde a escola está inserida, tendo como referência o diagnóstico da escola em sua totalidade realizado, contendo a problemática a ser superada e os objetivos a serem alcançados. Este trabalho está organizado em três partes, tendo como ponto de partida o estudo sobre a gestão escolar democrática. Após, trata do conceito de Projeto Pedagógico, finalizando com a ideia de participação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |