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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorKeller, Priscilla Sanguineti
dc.date.accessioned2014-09-24T12:12:22Z
dc.date.available2014-09-24T12:12:22Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/500
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.titleProjeto pedagógico: um estudo sobre o assuntopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo partiu da necessidade de refletir sobre a construção do Projeto Pedagógico - PP na dimensão da gestão escolar democrática. Portanto investigou-se a concepção de gestão escolar, democracia, participação e o próprio conceito do PP, discutindo o sua forma de construção e seus usos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a gestão escolar democrática, bem como a importância da mesma para a construção efetiva do PP que vai ao encontro das reais necessidades da comunidade escolar. Para tanto utilizou-se como subsídios de estudo a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96- LDB, a Lei Municipal de Santa Maria da Gestão Democrática nº 4740/03, sendo, no entanto, os referenciais de autores estudiosos na área o principal método que fundamentou o presente trabalho. Constitui-se em um conjunto de princípios e diretrizes para nortear a escola, deixando de ser apenas uma perspectiva programática da instituição. Sua construção deve ser fruto da participação coletiva e é eficaz quando toda a comunidade escolar efetivamente participa, sendo ele o instrumento mais importante da escola por se constituir na identidade da mesma. Assim sendo, o PP deve ser construído com base na realidade dos alunos, da comunidade onde a escola está inserida, tendo como referência o diagnóstico da escola em sua totalidade realizado, contendo a problemática a ser superada e os objetivos a serem alcançados. Este trabalho está organizado em três partes, tendo como ponto de partida o estudo sobre a gestão escolar democrática. Após, trata do conceito de Projeto Pedagógico, finalizando com a ideia de participação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [934]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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