Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoelho, Roseane Martins
dc.creatorFlach, Deisiane Wagner
dc.date.accessioned2014-09-25T11:34:51Z
dc.date.available2014-09-25T11:34:51Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/504
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractAt school, all have their responsabilities, their roles, their functions. Participation is necessary always in every day for all those involved in the school. This research aims to analyze the role of the school principal as a leader and as a motivator for his team. The research aims to answer the question: motivational leadership – what the manager has to do with this? – as well as the director of leadership influences the motivation of teachers and staff in the development of their work, if the manager encourages the participation of the whole school community in decision making, if he resolves conflicts with skill and if the director/manager searches the sucess of multiple learning of their students and how it happens. This research was participant, data were obtained through oral and written reports and questionnaire administered to students, teachers and school staff – in a state secondary school of the city Novo Hamburgo/RS. The results indicate that the Democratic School Management is in the deployment process and positive changes are taking place in that school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestor escolar democráticopor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.titleLiderança motivacional: o que o gestor escolar tem a ver com isto?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNa escola, todos têm suas responsabilidades, seus papeis, suas funções. A participação se faz necessária sempre, em todos os dias, por todas as pessoas envolvidas na escola. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do diretor escolar como líder e enquanto motivador de sua equipe. A pesquisa almeja responder o questionamento: liderança motivacional - o que o gestor escolar tem a ver com isto? - bem como: se a liderança do diretor influencia a motivação dos professores e funcionários no desenvolvimento do seu trabalho, se o gestor incentiva a participação de toda a comunidade escolar na tomada de decisões, se ele soluciona conflitos com habilidade e se o diretor/gestor busca o sucesso de múltiplas aprendizagens de seus alunos e como isto acontece. A pesquisa foi participante, os dados foram obtidos através de relatos orais e escritos e de questionário aplicado com alunos, professores e funcionários da escola. Este estudo foi realizado em uma escola estadual de Ensino Médio na cidade de Novo Hamburgo/RS. Os resultados sinalizam que a Gestão Escolar Democrática está em processo de implantação e mudanças positivas estão ocorrendo naquela comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples