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dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorBullê, Ana Maria Visotto
dc.date.accessioned2014-09-25T12:55:22Z
dc.date.available2014-09-25T12:55:22Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/507
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe organization and management of the school, today is a reflection of the Cartesian paradigm, which until recently governed society, determining the way of being, acting and living of the people and consequently of organizations and social groups, especially regarding the exercise of authority and power. The new paradigm sees man as a whole and as a being of relationships, which establishes the need and importance of a leader manager, dialogical and that encourages participation. To this end, this research is anchored in the following issue: What are the challenges of democratic management of early childhood education? Thus, this research is aimed, in general, reflect on the challenges of democratic management in Early Childhood School Mundo da Criança from Tapera / RS and as specific objectives, priority is given to recognize the theoretical and legal requirements related to the democratization of public school; discuss the principles and mechanisms of democratic governance for the organization of early childhood education school and manager operations; identify main competencies and challenges of the school manager, with a view to designing democratic participative management in the early childhood education school. The kind of research was case study, through a qualitative approach, using as instruments for data collection, with semi-structured questionnaires - with open questions, and closed, for five teachers and three components of the management team of the school, and later analysis to conclusions. This way, both research and theoretical findings refer to the figure of the manager, as a leader and responsible for promoting all actions performed in school. Professional whose role must be think the school as a whole: infrastructure, spaces, materials, resources, activities, administrative, human resources, learning, family and school relationships and community, among others. The manager must use its authority by establishing good human relations, knowing how to treat everyone with respect and education and dialogue with everyone, listening to and considering the views of everybody. It is up to him to encourage the participation of all members of the school community, since the participation enriches the process and compromise who participates, to engage in the process as an active member. The profile of this professional must be a visionary person, that is, that glimpse and design dreams and utopias to school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleDesafios da gestão democrática na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA organização e gestão da escola, na atualidade é reflexo do paradigma cartesiano, que até pouco tempo regia a sociedade, determinando o modo de ser, agir e viver das pessoas e, por conseqüência das entidades e grupos sociais, especialmente quanto ao exercício da autoridade e do poder. O novo paradigma concebe o homem na sua totalidade e como um ser de relações, o que fundamenta a necessidade e a importância de um gestor líder, dialógico e que fomente a participação de todos. Para tanto, esta pesquisa está ancorada na seguinte problemática: Quais desafios da gestão democrática da Educação Infantil? Assim sendo, nesta pesquisa objetiva-se, de maneira geral refletir acerca dos desafios da gestão democrática na escola de Educação Infantil Mundo da Criança de Tapera/RS e como objetivos específicos prioriza-se- reconhecer os pressupostos teóricos e legais relacionados à democratização da escola pública; discutir os princípios e mecanismos de gestão democrática para a organização da escola de educação infantil e a atuação do gestor; identificar principais competências e desafios do gestor escolar, tendo em vista a concepção de gestão democrático-participativa na escola de educação infantil. O tipo de pesquisa foi Estudo de Caso, através de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, questionários com semi-estruturados - com questões abertas, e fechadas, para cinco professores e três componentes da equipe diretiva da escola, e posterior análise para as conclusões. Dessa forma, tanto a pesquisa quanto os achados teóricos remetem à figura do gestor, como líder e responsável por fomentar todas as ações realizadas na escola. Profissional cujo papel deve ser pensar a escola como um todo: infraestrutura, espaços, materiais, recursos, atividades, administrativo, recursos humanos, aprendizagem, relações família e escola e comunidade, entre outros. Deve o gestor, usar a sua autoridade, estabelecendo boas relações humanas, sabendo tratar a todos com respeito e educação e dialogando com todos, ouvindo e considerando a opinião de todos. Cabe a ele Incentivar a participação de todos os membros da comunidade escolar, uma vez que a participação enriquece o processo, além de comprometer quem participa, a se engajar no processo como membro atuante. O perfil desse profissional deve ser de uma pessoa visionária, isto é, que vislumbre e projete sonhos e utopias para a escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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