dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Michel, Luciana Ceolin | |
dc.date.accessioned | 2014-09-25T13:51:11Z | |
dc.date.available | 2014-09-25T13:51:11Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/510 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013 | por |
dc.description.abstract | This research aims to reflect how management made the pedagogical work in the
first year of elementary school education in the municipal Arroyo del Tigre / RS
institutions as well as the inclusion of six year olds in the first year of elementary
school. The same was done through an exploratory qualitative study involving the
Municipal Secretariat of Education and Culture (SMEC), and policy staff of the
schools. Data collection was done through an open structured questionnaire being
used qualitative data analysis. The vision of managers in general can be considered
as a set of guiding actions for the first year of elementary school for nine years.
Leaving public policies that cover this level of education, we need adaptation of
pedagogical and curricular proposal, which will ensure learning and success in
studies of children of six years, according to each specific school and class. Learning
to be quality, the professionals who work in the first year of elementary school should
seek their constant updating and pedagogical support from your management team,
so that children in this age group is crafted without leaving aside their specificities, for
the first year is the Fundamental basis of all school life and must be well developed.
Each educational institution has the autonomy to build with their school community
Pedagogical Proposal in accordance with their reality and interest in a democratic
manner, involving all that aims to ensure and develop quality education. Thus
causing school managers launch a look at the conditions necessary for successful
learning and human development of six year old shares. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.title | A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos | por |
dc.title.alternative | A vision of school administrators regarding educational work in the first year of the basic education of nine years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetiva refletir como é realizada a gestão do trabalho pedagógico no primeiro ano do Ensino Fundamental nas instituições de ensino da
rede municipal de Arroio do Tigre/RS, bem como a inclusão das crianças de seis anos no primeiro ano do ensino fundamental. A mesma se deu por meio de uma
pesquisa qualitativa exploratória, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e equipe diretiva das Escolas. A coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado aberto, sendo usada a análise qualitativa do material coletado. A visão dos gestores de forma geral pode ser considerada como um conjunto de ações norteadoras para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Partindo das políticas públicas que abrangem este nível de ensino, é preciso adaptação da Proposta Pedagógica e curricular, que venha garantir a aprendizagem e o sucesso nos estudos da criança de seis anos, de acordo com cada escola e turma específica. Para a aprendizagem ser de qualidade, os profissionais que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental devem buscar sua atualização constante e apoio pedagógico junto a sua equipe gestora, de forma que a criança, desta faixa etária, seja trabalhada sem que fiquem de lado as suas especificidades, pois o primeiro Ano Fundamental é a base de toda a vida escolar e precisa ser muito bem desenvolvida. Cada instituição de ensino possui a autonomia para construir com sua comunidade escolar a Proposta Pedagógica de acordo com sua realidade e interesse, de forma democrática, envolvendo a todos que almejam assegurar e desenvolver uma educação de qualidade. Fazendo assim com que os gestores escolares lancem um olhar sobre as ações necessárias para o sucesso da aprendizagem e formação humana da criança de seis anos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |