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dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorFardin, Luciane Aparecida
dc.date.accessioned2014-09-25T14:45:47Z
dc.date.available2014-09-25T14:45:47Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/513
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe present paper has as its theme the School Management: Limits and possibilities for cooperation among peers, bringing definitions, and Democratic Management as one of the possibilities. Survey participants are teachers and principals from municipal urban elementary schools in the county of Sobradinho - RS, which were interviewed between August and September of 2013. To answer the problem of "How the forms of management practiced in elementary schools enable and/or limit the cooperation among peers," we used the literature, qualitative and case study research. Through this study it was concluded that the thinking of a participatory democratic management, to counter pose the individual management, seeking school autonomy does not happen in the reality of schools surveyed, because the lack of time and space makes the cooperation and interaction among peers become illusory and increasingly distant due to the limitations and changes during the school year. Possibilities are pointed up to change that reality in the pursuit of improvement in human relations, quality of teaching and the so dreamed Democratic Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.titleGestão escolar: limites e possibilidades para a cooperação entre os parespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho possui como tema a Gestão Escolar: Limites e possibilidades para a cooperação entre os pares, trazendo definições, e a Gestão Democrática como umas das possibilidades. Os participantes da pesquisa são professores e diretores das escolas urbanas municipais de Ensino Fundamental do Município de Sobradinho - RS, os quais foram entrevistados no período de agosto e setembro do ano de 2013. Para responder a problemática de "Como as formas de gestão praticada em escolas de educação básica possibilitam e ou limitam a cooperação entre os pares", utilizou-se da pesquisa bibliográfica, qualitativa e estudo de caso. Através desse estudo concluiu-se que ao pensarmos numa gestão democrática participativa, nos contrapomos à gestão individualizada, buscando a autonomia escolar que não acontece na realidade das escolas pesquisadas, pois a falta de tempos e espaços faz com que a cooperação e a interação entre os pares se tornem ilusória e cada vez mais distante devido a limitações e mudanças ocorridas no decorrente ano. Apontam-se possibilidades de transformação dessa realidade na busca da melhoria nas relações humanas, na qualidade do ensino e na tão sonhada Gestão Democrática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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