O desenho-imagem: entre[linhas]de uma poética
Resumo
O estudo propõe criar uma obra-instalação, no âmbito das poéticas visuais. Os jogos combinatórios de imagens por meios digitais e analógicos (recursos tecnológicos) partem de desenhos de características lineares, construídos manualmente pela modelagem em arame onde o processo se efetiva na passagem entre a tridimensionalidade e a bidimensionalidade gerando possibilidades de criação e um
novo modo de ver o objeto, agora denominado desenho-imagem. No decorrer do processo os entrecruzamentos das linguagens do desenho (tri e bidimensional) e da fotografia se consolidaram através das mídias digitais. As trajetórias tecidas por entre as linhas do desenho, as tramas, sobreposições, mesclas, permitiram explorar variáveis compositivas no espaço de construção, pela apreensão da imagem através da fotografia digital. Das tramas ao infinito, constroem-se limites ou falsos-limites através da linha, tensionando e desenhando, a cada montagem, novos territórios, fragmentos de um todo, em possibilidades de criação e repetição. Nessa prática, os [entre]cruzamentos lineares geram hibridações, misturas de linguagens, materiais e
ações por entre as imagens. Dentre os procedimentos efetuados, o estudo abarcou os entremeios, as fundamentações e reflexões embasadas em diferentes autores,
referentes às especificidades do uso da imagem na visualidade atual, bem como à reprodutibilidade, à repetição, ao tempo/espaço, à fotografia e às produções que abrangem o viés da arte e tecnologia. A investigação possibilitou uma aproximação de questões e concepções recorrentes na arte contemporânea, contribuindo para o entendimento teórico de conceitos e considerações fundamentais à pesquisa.