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dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorRodrigues, Adriele Machado
dc.date.accessioned2014-09-30T12:59:01Z
dc.date.available2014-09-30T12:59:01Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/519
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the educational performance of students contemplated by Permanence Assistence , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Câmpus Alegrete., in the academic year 2012 . This research is qualitative in nature, we used documentary research with a literature review on the subject and a questionnaire. We conducted a diagnosis of school performance and analyzed the perceptions of students about the influence of Permanence Assistence on the quality of their training . We sought to further verify the effects of this benefit as a public policy of social inclusion developed by the Student Assistance Institution . The results indicate that while aid Permanence action proposal inclusive presented significant influences . It was found that Assistence Staying contributes to afford transportation to your residence and other expenses the institution providing opportunities equal terms to those who find themselves in a situation of social vulnerability . Regarding the implication of permanence as a tool to help guarantee a good performance at school , most students felt that receiving Permanence Assistence not influence school performance . The elementary school students showed inefficient and teaching methodology as the factors that interfere with learning difficulties and failures in the disciplines. According to the results, there is a need for a teaching job that strengthens student-teacher relationship to both build an education space emancipatory and transformative.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAuxílio permanênciapor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.titleImplicações do auxílio permanência no desempenho escolar dos discentes do Instituto Federal Farroupilha de Educação e Tecnologia - campus Alegretepor
dc.title.alternativeImplications of the measure stay in school performance Instituto Federal Farroupilha de Educação e Tecnologia - campus Alegreteeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho analisa o desempenho escolar dos discentes contemplados pelo Auxílio Permanência, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Câmpus Alegrete/RS, no ano letivo de 2012. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, com revisão de literatura sobre o assunto e a aplicação de questionário. Realizou-se um diagnóstico do desempenho escolar e analisou-se a percepção dos discentes sobre a influência do Auxílio Permanência na qualidade de sua formação. Buscou-se ainda, verificar os efeitos desse beneficio enquanto uma política pública de inclusão social desenvolvida pela Assistência Estudantil da instituição. Os resultados indicam que o Auxílio Permanência enquanto proposta de ação inclusiva apresentou influências significativas. Verificou-se que Auxílio Permanência contribui para custear o transporte de sua residência à instituição e outras despesas oportunizando condições de igualdade aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em relação à implicação do Auxílio Permanência como instrumento de garantia de um bom rendimento escolar, a maioria dos discentes consideraram que o recebimento do Auxílio Permanência não influência no desempenho escolar. Os discentes apontaram o ensino fundamental ineficiente e a metodologia docente como os fatores que mais interferem nas dificuldades de aprendizagens e reprovações nas disciplinas. De acordo com os resultados, verifica-se a necessidade de realizar um trabalho pedagógico que fortaleça a relação professor-aluno para que ambos construam um espaço de formação emancipatória e transformadora.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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