dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Rodrigues, Adriele Machado | |
dc.date.accessioned | 2014-09-30T12:59:01Z | |
dc.date.available | 2014-09-30T12:59:01Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/519 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper analyzes the educational performance of students contemplated by Permanence Assistence , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Câmpus Alegrete., in the academic year 2012 . This research is qualitative in nature, we used documentary research with a literature review on the subject and a questionnaire. We conducted a diagnosis of school performance and analyzed the perceptions of students about the influence of Permanence Assistence on the quality of their training . We sought to further verify the effects of this benefit as a public policy of social inclusion developed by the Student Assistance Institution . The results indicate that while aid Permanence action proposal inclusive presented significant influences . It was found that Assistence Staying contributes to afford transportation to your residence and other expenses the institution providing opportunities equal terms to those who find themselves in a situation of social vulnerability . Regarding the implication of permanence as a tool to help guarantee a good performance at school , most students felt that receiving Permanence Assistence not influence school performance . The elementary school students showed inefficient and teaching methodology as the factors that interfere with learning difficulties and failures in the disciplines. According to the results, there is a need for a teaching job that strengthens student-teacher relationship to both build an education space emancipatory and transformative. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Auxílio permanência | por |
dc.subject | Desempenho escolar | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.title | Implicações do auxílio permanência no desempenho escolar dos discentes do Instituto Federal Farroupilha de Educação e Tecnologia - campus Alegrete | por |
dc.title.alternative | Implications of the measure stay in school performance Instituto Federal Farroupilha de Educação e Tecnologia - campus Alegrete | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o desempenho escolar dos discentes contemplados pelo Auxílio Permanência, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Câmpus Alegrete/RS, no ano letivo de 2012. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, com revisão de literatura sobre o assunto e a aplicação de questionário. Realizou-se um diagnóstico do desempenho escolar e analisou-se a percepção dos discentes sobre a influência do Auxílio Permanência na qualidade de sua formação. Buscou-se ainda, verificar os efeitos desse beneficio enquanto uma política pública de inclusão social desenvolvida pela Assistência Estudantil da instituição. Os resultados indicam que o Auxílio Permanência enquanto proposta de ação inclusiva apresentou influências significativas. Verificou-se que Auxílio Permanência contribui para custear o transporte de sua residência à instituição e outras despesas oportunizando condições de igualdade aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em relação à implicação do Auxílio Permanência como instrumento de garantia de um bom rendimento escolar, a maioria dos discentes consideraram que o recebimento do Auxílio Permanência não influência no desempenho escolar. Os discentes apontaram o ensino fundamental ineficiente e a metodologia docente como os fatores que mais interferem nas dificuldades de aprendizagens e reprovações nas disciplinas. De acordo com os resultados, verifica-se a necessidade de realizar um trabalho pedagógico que fortaleça a relação professor-aluno para que ambos construam um espaço de formação emancipatória e transformadora. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |