Mostrar registro simples

dc.creatorGasparetto, Débora Aita
dc.date.accessioned2013-05-20
dc.date.available2013-05-20
dc.date.issued2012-03-29
dc.identifier.citationGASPARETTO, Débora Aita. DIGITAL ART AND EXPOSITIVE CIRCUIT: A "SHORT" AROUND THE FILE. 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5209
dc.description.abstractThe objective of this research is to discuss the expositive circuit of digital art in contemporaneity, verifying how digital art is articulated, what its particularities are and how it fits in the art circuit. This route is based on the experiences in FILE (Electronic Language International Festival), in the São Paulo 2010 and Porto Alegre 2011 editions, in addition to visits to its virtual environment. This is the most representative event of its kind in Brazil and Latin America, a festival with international projection, which allows discussing the matter. To develop a research about art, it is used a qualitative approach. This is established from a literature survey; field research on spaces in loco and virtual environments of the FILE; interviews with one of the idealizers of the event, Paula Perissinotto, and some artists who have excelled in the course of the festival, among them, Anna Barros, Guto Nobrega and Yara Guasque; in addition to a research by the virtual environments of other spaces and festivals that move the exposition circuit of digital art. Are also conducted visits to some of the major events that discuss the production in Brazil, observing their dissemination strategies and analyzing how they debate, disseminate, exhibit, preserve and commercialize digital art. All these instruments allows to think the digital art in the exposition circuit, reflecting on the observations analyzed around FILE. Thus, the proposal of this dissertation is intended to bring a contribution to the field of history, theory and critical of contemporary art through a study based on recent changes in society, provided by communication, science and technology, which reflects in the relationship between the public, work, artists, institutions and expositive circuits.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte digitalpor
dc.subjectCircuito expositivopor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectDigital arteng
dc.subjectExpositive circuiteng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.titleArte digital e circuito expositivo: um curto em torno do filepor
dc.title.alternativeDigital art and expositive circuit: a "short" around the fileeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é discutir o circuito expositivo da arte digital na contemporaneidade, verificando como se articula a arte digital, quais são suas particularidades e como se insere no circuito da arte. Este percurso tem como base as experiências vivenciadas no FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), nas edições São Paulo 2010 e Porto Alegre 2011, além das visitas realizadas ao seu ambiente virtual. Este é o evento mais representativo do gênero, no Brasil e na América Latina, um festival com projeção internacional. Ao tecer uma pesquisa sobre arte, utiliza-se uma abordagem qualitativa. Isto se estabelece a partir de um levantamento bibliográfico; da pesquisa de campo aos espaços in loco e ambientes virtuais do FILE; de entrevistas, com uma das idealizadoras do evento, Paula Perissinotto, e alguns artistas que se destacaram no percurso do festival, entre eles, Anna Barros, Guto Nóbrega e Yara Guasque; além de uma pesquisa pelos ambientes virtuais de outros espaços e festivais que movimentam o circuito expositivo da arte digital. Também são realizadas visitas a alguns dos principais eventos que discutem a produção no Brasil, observando suas estratégias de disseminação e analisando como debatem, expõem, preservam e comercializam a arte digital. Todos estes instrumentos permitem pensar a arte digital no circuito expositivo em torno do FILE. Assim, a proposta desta dissertação tem a intenção de trazer uma contribuição para o campo da história, teoria e crítica da arte contemporânea, por meio de um estudo baseado nas mudanças recentes na sociedade, proporcionadas pela comunicação, ciência e tecnologia, as quais refletem nas relações entre público, obras, artistas, instituições e circuitos de exposição.por
dc.contributor.advisor1Santos, Nara Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723509P8por
dc.contributor.referee1Fragoso, Maria Luiza Pinheiro Guimarães
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228855946764716por
dc.contributor.referee2Brites, Blanca Luz
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783359E0por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722113830390578por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples