O corpo em trânsito entre o teatro e a performance: de Ama à Minha velha
Fecha
2013-08-16Metadatos
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Esta dissertação faz parte da pesquisa desenvolvida em Poéticas Visuais, no Curso de Mestrado em Artes Visuais, inserida na área de Arte Contemporânea e ligada à Linha de Pesquisa Arte e Cultura. O objetivo maior deste trabalho é o corpo em trânsito entre o Teatro e a Performance, através do deslocamento de uma personagem teatral construída a partir de um texto dramático para sujeito da ação performática. A referida personagem é a Ama da tragédia grega Medéia, escrita por Eurípides. Apresenta-se esse ponto de partida para a pesquisa por entender que a Arte da Performance, ao centrar o corpo do artista como obra de arte, investe na sua presença em arte através da sua apresentação desvinculada da representação de uma história fictícia, como no teatro convencional e assim provoca alterações no tratamento dado ao corpo nas Artes Visuais e no Teatro. Desse modo, a problemática exposta foi desenvolvida com a realização das performances que contavam com a inserção daquela que era a personagem Ama em diferentes contextos. Esses contextos provocaram mudanças nas ações de Ama, que a reconfiguraram enquanto personagem de um texto dramatúrgico, para promover sua passagem a sujeito da ação performática com a figura que foi denominada Minha Velha. Para a realização das Performances, foi desenvolvido o trabalho intitulado pela atriz/performer de Pré-Performance, que consistiu em duas fases: a primeira, com a preparação corporal da atriz/performer e, a segunda fase, com o estudo do contexto no qual era realizada a Performance. A reflexão das Performances realizadas e do trabalho como um todo conduziu a pensar que a atriz/performer encontrou o corpo em trânsito na figura de Minha Velha.