Todos os nomes, e a descoberta das invenções diárias: livros de artista como registros de narrativas na arte contemporânea
Resumo
A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa em Poéticas Visuais / Arte e Visualidade. Nesta, apresento minha trajetória poética ao longo de dois anos vinculada a Todos os Nomes (SARAMAGO, 1997), romance que me endereçou a uma tecedura de questões políticas acerca das potências inventivas dos sujeitos, e a partir do qual, construí ações poéticas experimentando livros de artista, objetos, textos, ilustrações, registros, happenings e performances. Este trabalho trata de um intertexto narrativo entre as buscas inventivas do personagem Sr. José e as minhas. Por que ser artista? A partir deste romance, investigo a arte como uma forma de recriação das realidades, não isenta de dominações, mas encontrando desvios possíveis. Como aporte teórico desta pesquisa utilizo: Hutcheon (1991) e Bourriaud (2009) sobre as estratégias poéticas pós-modernas; também Foucault (1998, 2011) para tecer relações entre os conteúdos desta narrativa e reflexões sobre poder, hierarquias e discursos; além de, Silveira (2001) e González (2013) para esclarecer os conceitos de livro de artista.