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dc.creatorCamargo, Matheus Moreno dos Santos
dc.date.accessioned2016-10-03
dc.date.available2016-10-03
dc.date.issued2016-08-31
dc.identifier.citationCAMARGO, Matheus Moreno dos Santos. TRANSHABITAT: TRANSORGANICS TOPOLOGIES IN ART AND TECHNOLOGY. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5247
dc.description.abstractThe poetical research Transhabitat proposes other communicative ways of inhabiting in the context of Art and Technology. With the accomplishment of interactive installations, it problematizes the definition of topology from the concepts of cybrid proposed by Peters Anders (1997), and of transorganic, presented by Di Felice (2009). In the transorganic environments that were built, the spacial configurations are stablished through the informational flow and hybrid connections of the physical space and cyberspace, also named cybrids informations, whose observer-interactor connect autopoetically. These topologies are present in occasional diagrams, processes of virtualization and updating of the space surfaces, and are provided from the interaction between complex systems data in several scales, resulting in interactive images which connect the individual to the transorganic habitats through local actions interconnected by network. The generative topologies proposed in this research, by being constituted of layers of dynamic standard and transmutable surfaces generate spacial expansion with the inclusion of movements and possible times in the hyperspace, where the individuals interact in real time with the habitats proposed. In this way, Transhabitat is constituted by transorganic, interactive and connected habitats which aim at provoking spacial hybridisation in cybrids relations among individuals and environments, in an organism of data and flow of information.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranshabitatpor
dc.subjectTopologiapor
dc.subjectTransorgânicopor
dc.subjectArte e tecnologiapor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectTranshabitateng
dc.subjectTopologyeng
dc.subjectTransorganiceng
dc.subjectArt and technologyeng
dc.subjectInteractivityeng
dc.titleTranshabitat: topologias transorgânicas em arte e tecnologiapor
dc.title.alternativeTranshabitat: transorganics topologies in art and technologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa poética Transhabitat propõe outros modos comunicativos de habitar no contexto da Arte e Tecnologia. Com a realização de instalações interativas, problematiza-se a definição de topologia a partir dos conceitos de cíbrido , proposto por Peter Anders (1997), e de transorgânico , apresentado por Di Felice (2009). Nos ambientes transorgânicos construídos, as configurações espaciais se estabelecem através de fluxos informacionais e conexões híbridas do espaço físico e do ciberespaço, também denominadas informações cíbridas, aos quais o observador-interator conecta-se autopoieticamente. Essas topologias são visíveis em diagramas eventuais, processos de virtualização e de atualização das superfícies do espaço, e provêm das interações entre dados de sistemas complexos em diversas escalas, resultando em imagens interativas, que conectam o indivíduo aos hábitats transorgânicos através de ações locais interconectadas em rede. As topologias generativas propostas nessa pesquisa, por se constituirem de camadas de padrões dinâmicos e superfícies trasmutáveis, geram expansões espaciais com a adição de movimentos e tempos possíveis num hiperespaço, onde os indivíduos interagem em tempo real com os hábitats propostos. Desse modo, Transhabitat é constituído de habitats transorgânicos, interativos e conectados, que visam provocar hibridizações espaciais em relações cíbridas, entre indivíduos e ambientes, em um organismo de dados e informações em fluxo Interatividade.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Andréia Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243757837987821por
dc.contributor.referee1Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770857Y8por
dc.contributor.referee2Nóbrega, Carlos Augusto Moreira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4968573350698171por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8395074750110051por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


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