dc.contributor.advisor | Brittes, Letícia Ramalho | |
dc.creator | Ebbing, Dinara Soraia | |
dc.date.accessioned | 2014-09-30T14:38:23Z | |
dc.date.available | 2014-09-30T14:38:23Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/524 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to investigate the emergency situation posed by public policies by the movement of inclusion, from the neoliberal logic as well as trying to understand how schools are articulating towards inclusive education, and the discourses that circulate in it. Thus, the analysis of data delivery of poststructuralist discussions, which allow us to understand inclusion as a strategy of governance. This study points to the possibility of working, an eternal movement critical of the practices developed by the school and therefore the practice of the suspected truths produced by programs developed in favor of inclusive education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Problematização | por |
dc.subject | Governamento | por |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | por |
dc.title | Educação inclusiva: entre questões de direitos humanos e auto-investimento | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho procurou investigar o caráter emergencial imposto por políticas públicas pelo movimento da inclusão, a partir da lógica neoliberal, procurando entender como as escolas estão se articulando em direção à educação inclusiva, e os discursos que nela circulam. Assim, na análise dos dados parto de discussões pós-estruturalistas, que permitem compreender a inclusão como uma estratégia de governamento. Este estudo aponta como possibilidade de trabalho, um eterno movimento de crítica sobre as práticas desenvolvidas pela escola e, consequentemente, o exercício permanente da suspeita de verdades produzidas por programas desenvolvidos à favor da educação inclusiva. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |