Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrittes, Letícia Ramalho
dc.creatorBraun, Eltiane
dc.date.accessioned2014-09-30T14:47:42Z
dc.date.available2014-09-30T14:47:42Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/525
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe segment of coordinating education stands out as an articulator in the preparation and execution of the Political-Pedagogical educational institutions in which they work. To accomplish this work, however, a range of knowledge must be articulated and acquired by the pedagogical coordinator. This research intends to initially identify what are the skills needed to perform their functions today and how it came about and what is the role of pedagogical coordinator in the school routine. Next, we sought to investigate the importance of coordinating education segment in the change process of educational practice and the search for an effective democratic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.titleA coordenação pedagógica no processo de mudança da prática educacionalpor
dc.title.alternativeCoordination in the educational process change of educational practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Pssos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO segmento de coordenação pedagógica destaca-se como articulador na elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico das instituições de ensino nas quais atuam. Para realizar esse trabalho, no entanto, uma gama de saberes deve ser articulada e adquirida pelo coordenador pedagógico. Esta pesquisa pretende inicialmente, identificar quais são os conhecimentos necessários para o desempenho de sua função na atualidade e como surgiu e qual é o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar numa perspectiva de gestão democrática. Em seguida, buscou-se investigar a importância do segmento de coordenação pedagógica no processo de mudança da prática educacional e na busca por efetivação de uma gestão democrática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples