dc.creator | Maia, Carlos Edmilson da Silva | |
dc.date.accessioned | 2010-08-04 | |
dc.date.available | 2010-08-04 | |
dc.date.issued | 2010-03-26 | |
dc.identifier.citation | MAIA, Carlos Edmilson da Silva. CREATION OF A PLATFORM FOR COMPONENT BASED GAME
DEVELOPMENT. 2010. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5358 | |
dc.description.abstract | Game development presents more challenges as this type of software becomes more complex and detailed. As in the development of traditional software, this growth in scope
incurs in a development process that costs more and has a longer production time, increasing the risks faced by companies that wish to enter or maintain themselves in the
electronic game market. With this, it becomes increasingly desirable to search and implement tools that allow for the reduction of required resources to develop games. It is also noticeable that there is an increasing need to proved development teams with new tools that allow faster creation of prototypes, enabling them to test and evolve new game ideas in a nimbler and less expensive way.
This work presents the project and implementation of a modular platform that aims to solve or lessen the aforementioned problems, offering a tool that allows for the development of games with reduced costs, in addition to simplifying the quick prototyping process. Through the use of a programming approach based on reusable software components written in different programming languages, this work aims to enable methodologies that are able to foster code reuse, to facilitate team work, to reduce development time and to improve the quality of the final product. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Software baseado em componentes | por |
dc.subject | Desenvolvimento de jogos | por |
dc.subject | Engenharia de software | por |
dc.subject | Padrões de projeto | por |
dc.subject | Component-based software development | eng |
dc.subject | Game development | eng |
dc.subject | Software engineering | eng |
dc.subject | Design patterns | eng |
dc.title | Arquiterura para desenvolvimento de jogos com o uso de componentes reaproveitáveis | por |
dc.title.alternative | Creation of a platform for component based game development | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O desenvolvimento de jogos apresenta mais desafios à medida que softwares desse tipo tornam-se mais complexos e detalhados. Assim como no desenvolvimento de softwares
tradicionais, esse crescimento do escopo incorre em custos maiores e prazos de produção mais longos, aumentando os riscos enfrentados por empresas do ramo que buscam
situar-se ou manter-se no mercado de jogos eletrônicos. Com isso, torna-se cada vez mais desejável buscar e implementar formas de desenvolvimento que possibilitem a redução
de recursos necessários para a produção desse tipo de software. Também se observa um aumento da necessidade de disponibilizar às equipes de desenvolvimento novas ferramentas que possibilitem a criação mais rápida de protótipos, permitindo testar e evoluir novas ideias de jogos de forma mais ágil e menos onerosa. Este trabalho trata do projeto e da implementação de uma plataforma modular que
objetiva a resolução ou amenização dos problemas citados, oferecendo uma ferramenta que possibilite o desenvolvimento de jogos com custo reduzido, além de simplificar o processo
de prototipação rápida. Através do uso de uma abordagem de programação baseada no uso de componentes de software reaproveitáveis escritos em diferentes linguagens de programação, este trabalho busca tornar possível metodologias que sejam capazes de incentivar o reuso de código, facilitar o trabalho em equipe, reduzir o tempo de desenvolvimento e melhorar a qualidade do produto final. | por |
dc.contributor.advisor1 | d'Ornellas, Marcos Cordeiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794883E4 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794883T3 | por |
dc.contributor.referee1 | Clua, Esteban Walter Gonzalez | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707920U1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227710P6 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |