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dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorPereira, Lucas dos Santos
dc.date.accessioned2014-10-02T14:37:29Z
dc.date.available2014-10-02T14:37:29Z
dc.date.issued2013-12-16
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/538
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe project started out with an historical, ethnological and anthropological inquiry into the construction and development of notions such as ‘African’ and ‘Afro-Brasilian’. More in particular, it sought to reveal how an afro-aesthetic informs the afro-prints currently produced in Brazil. Through research, new signs of afro-brasilianess were identified, as well as contemporary directions in the development of this aesthetics. These findings were used to open up the field usually referred to as ‘black aesthetics’. Building forth on these findings, the project aimed at the creation of a collection of prints that uses surface design to communicate new paradigms in Brazilian negritude. Using some elements from the Afro-Brazilian lifeworld, a collection of six prints was produced, divided in three families, all pertaining to the so called ‘surfwear style’.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstamparia afropor
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectNegritudepor
dc.subjectAfrocontemporâneopor
dc.titleA ressignificação da estética afro no desenvolvimento de padrões afro-contemporâneospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDesign para Estampariapor
dc.description.resumoO projeto concerne em uma busca histórica, etnológica e antropológica sobre a construção e o desenvolvimento do que é entendido como africano e afrobrasileiro, em particular como a estética afro vem informando a estamparia afro desenvolvida atualmente no Brasil. Pretendeu identificar novos signos, afim de abrir o campo entendido como estética negra, bem como identificar os caminhos contemporâneos que a mesma vem tomando. Nesta direção, o estudo teve a finalidade de desenvolver uma coleção de estampas utilizando o design de superfície como linguagem da comunicação dos novos paradigmas da negritude brasileira. Para tal, a partir de alguns elementos referenciais, neste contexto, gerou-se uma coleção de seis estampas divididas em três famílias, correspondente ao estilo surfwear.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design para Estamparia [40]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Design para Estamparia

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