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dc.creatorSilva, Tarcila Gesteira da
dc.date.accessioned2013-02-06
dc.date.available2013-02-06
dc.date.issued2012-04-04
dc.identifier.citationSILVA, Tarcila Gesteira da. Serious games in virtual worlds: an approach to software testing teaching and learning. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5398
dc.description.abstractThis work presents an approach of game-based learning using a serious game called Software Testing Team Game. It is a three-dimensional multiplayer game developed in the virtual world OpenSim. This game simulates the software testing division of a software development company. It aims to provide knowledge related to software testing strategies, motivate students, and encourage skills such as communication and problem solving. The main difference between this game and others is its integration with the Learning Management System Moodle, which allows teacher to edit game challenges throughout each of the levels, using the Questionnaire tool, so that the game adapts to different undergraduate computing curricula. The game also enables students to export test cases created by them in the game to the test management tool TestLink, in order that they are given the opportunity to interact with a tool used by professionals and also to directly apply the knowledge acquired. The assessment of the game was performed in a class of Computer Engineering undergraduate students in the Software Engineering Discipline. This assessment showed positive results, considering that learners succeed to achieve learning objectives. Students enjoyed playing the game more than learning in a traditional way, which in this study corresponds to a list of exercises. So, we conclude that the use of the game can collaborate on software testing education. These positive results got in the assessment motivate other experiments.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos sériospor
dc.subjectMundos virtuaispor
dc.subjectTeste de softwarepor
dc.subjectSerious gameseng
dc.subjectVirtual worldseng
dc.subjectOpenSimeng
dc.subjectSoftware testingeng
dc.subjectMoodleeng
dc.titleJogos sérios em mundos virtuais: uma abordagem para o ensino-aprendizagem de teste de softwarepor
dc.title.alternativeSerious games in virtual worlds: an approach to software testing teaching and learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no mundo virtual OpenSim. Esse jogo simula o setor de Teste de Software de uma empresa de desenvolvimento de sistemas e visa a proporcionar conhecimentos relacionados com Estratégias de Teste de Software, motivar os estudantes e estimular habilidades como comunicação e resolução de problemas. O principal diferencial do JETS é sua integração com o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) Moodle, que permite ao professor editar os desafios das fases por meio da ferramenta questionário, de modo que o jogo se adapte aos diferentes currículos dos cursos de graduação em computação. O JETS também permite a exportação dos casos de teste criados no jogo para a ferramenta de gerenciamento de Teste de Software TestLink, proporcionando aos estudantes o contato com uma ferramenta utilizada por profissionais e a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. A avaliação do JETS foi realizada em uma turma do curso de Engenharia da Computação na disciplina de Engenharia de Software. Essa avaliação teve resultados qualitativos muito positivos, pois, segundo os próprios estudantes, os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Além disso, os estudantes relataram, em sua maioria, gostar de jogar o JETS e disseram, ainda, preferir esse tipo de atividade (jogo sério) à tradicional neste trabalho, representada por uma lista de exercícios. Portanto, foi possível perceber que a utilização do JETS pode ser uma alternativa promissora no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Teste de Software. De modo que os resultados positivos obtidos na avaliação do JETS incentivam a realização de outros experimentos.por
dc.contributor.advisor1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5941686828835081por
dc.contributor.referee1Teixeira, Adriano Canabarro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.contributor.referee2Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490759036090707por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor


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