Comercialização de software em plataforma mobile: um estudo de caso aplicado ao Android

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Data
2013-07-14Autor
Rech, William Rodrigues da Fonseca
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Com o advento e a incorporação cada vez mais acelerada de dispositivos móveis em nosso cotidiano, o comércio eletrônico de aplicativos para tais plataformas vem ganhando evidência. As plataformas para dispositivos móveis oferecem lojas de aplicativos através das quais é possível fazer a transferência e instalação de conteúdos e aplicações nos dispositivos. Este novo cenário cria oportunidades para empresas desenvolvedoras de software, desafiando o gestor de tecnologia da informação a acompanhar este novo formato de comercialização. Por meio deste trabalho pretende-se fazer um estudo sobre o funcionamento e os requisitos para se comercializar aplicativos em plataformas para dispositivos móveis. Serão estudadas as lojas oficiais das três plataformas principais: Android, iOS e Windows Phone. Um estudo de caso será realizado com as lojas virtuais da plataforma Android. Por meio deste estudo de caso pretende-se desenvolver um aplicativo Android e publicá-lo em diferentes lojas virtuais de comercialização de aplicativos (Google Play, Amazon Apps e Samsung Apps). Ao longo do trabalho serão relatados os passos e requisitos para a comercialização de softwares em tais plataformas, bem como aspectos relacionados ao gerenciamento das vendas. Objetiva-se dessa forma construir tabelas comparativas evidenciando as diferenças encontradas nas diferentes formas de comercialização bem como eventuais dificuldades encontradas.