Desenvolvimento e avaliação de um sistema de jogos sérios baseado em interfaces naturais para reabilitação de membros superiores
Resumo
Pacientes de fisioterapia, vítimas de acidentes, derrames e lesões são submetidos por vários meses a sessões repetitivas de exercícios para reabilitação, dependendo quase que totalmente do auxílio e acompanhamento do fisioterapeuta. Os exercícios realizados devem ser supervisionados e avaliados regularmente, com o intuito de medir o progresso do paciente no tratamento. A evolução de novas tecnologias de interação com o paciente, através de sensores de detecção de movimentos de baixo custo, possibilita a criação de softwares de apoio ao tratamento fisioterapêutico. Além disso, a introdução de Exergames e BrainTraining games nos campos da medicina e fisioterapia tem demonstrado que é possível utilizar jogos sérios para auxiliar nos tratamentos de doenças e condições especiais dos pacientes. Contudo, poucos estudos demonstram a importância ou resultados relevantes quanto à usabilidade das soluções. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e avaliação de um sistema de jogos para auxiliar fisioterapeutas na análise da qualidade e eficiência da sessão de exercícios. A avaliação realizada através de questionários específicos demonstrou a qualidade do sistema desenvolvido quanto à usabilidade e funcionalidade dos jogos apresentados. Também a partir dos dados finais coletados, apresenta-se um padrão ideal de dados para os movimentos dos jogadores, que pode ser usado como referência durante o tratamento de pacientes.