A gestão na perspectiva da escola itinerante do MST: uma leitura sobre política pública, organização social e educação
Resumo
As escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST são escolas públicas estaduais que acompanham o Movimento em seus deslocamentos, garantindo o direito à educação a milhares de crianças, jovens e adultos acampados. Compreender o processo de legalização e organização dessas
escolas no Estado do Rio Grande do Sul, procurando estabelecer problematizações
em torno do sistema de ensino brasileiro na atualidade, foi objetivo central deste
trabalho. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa teve como ações: leituras críticas de
documentos que balizam as políticas públicas para educação em nosso país e
bibliografias afins; estudos acerca do Regimento, Projeto Político Pedagógico da
Escola Itinerante/RS, bem como, demais materiais elaborados pelo Setor de
Educação do MST; um levantamento bibliográfico em torno de temas como
movimentos sociais e educação; trabalhos dialógicos junto à escola Herdeiros de
Paulo Freire localizada no Acampamento Sepé Tiarajú/São Gabriel/RS; e entrevistas
na Escola Base, na Coordenação do Setor Estadual de Educação do MST e na
Secretaria da Educação do Estado do RS. Os resultados apontam que a Escola
Itinerante emerge e se afirma no bojo de uma política governamental de
descentralização administrativa e financeira, que reconfigura o papel do Estado no
financiamento e gestão do sistema educativo. Diante disso, realizam-se duas
leituras: a primeira reporta ao processo que compreende o deslocamento da
responsabilidade sobre a educação do âmbito do Estado para o campo da
sociedade civil organizada; a segunda evidencia que novas formas de organização
popular ganham força neste contexto e responsabilizam-se pela gestão do processo
educativo.
Coleções
- Gestão Educacional [294]