Educação ambiental na escola rural buscando através da percepção num processo interdisciplinar uma aproximação ao centro de acolhimento de primatas e aves
Abstract
PRESTES, Milene Xaubet. Educação ambiental na escola rural buscando através da percepção num processo interdisciplinar uma aproximação ao centro de acolhimento de primatas e aves. Santa Maria: UFSM, 2006. No período de agosto a dezembro de 2005 desenvolveu-se uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Bela Vista, município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. O principal objetivo foi Estimular a reflexão da comunidade escolar do distrito de Bela Vista buscando uma aproximação destes em relação à conservação da natureza e a implantação do Centro de Acolhimento de Primatas e Aves
(PRIMAVES), através do desenvolvimento de atividades de educação ambiental formal buscando analisar e comparar a compreensão em relação à conservação da natureza. Para isso, envolveu-se a direção, coordenação e professores da escola de forma interdisciplinar na programação e efetivação dos quatro módulos desenvolvidos com os alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. A importância do estudo através de uma abordagem interdisciplinar integrada desenvolveu um raciocínio conservacionista fazendo com que a comunidade escolar entrasse em contato com as diversas temáticas ambientais. A aproximação do grupo ficou expresso pelas atitudes que os alunos expressaram em relação ao entendimento dos propósitos do Centro durante as diversas discussões construtivas.
Collections
- Educação Ambiental [188]