Avaliação do desempenho dos alunos da primeira série do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Abstract
Estabelecer relações, encontrar ou propor leis explicativas é o papel próprio da ciência. A análise multivariada corresponde a um grande número de métodos e técnicas que utilizam simultaneamente todas as variáveis na interpretação teórica do conjunto de dados obtidos, sendo o método escolhido para trabalhar com os dados, a análise de medidas repetidas. Os dados coletados pertencem a 61 alunos matriculados regularmente na primeira série do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e analisados pelo programa computacional Statistica 7.0, com a finalidade de verificar se a origem educacional influencia nas notas, se o desempenho escolar entre os gêneros são equivalentes e, também, investigar se as disciplinas, pelas notas médias formariam grupos. Realizada esta análise, verificou-se que não há diferenciação entre os tipos de escola, mas sim entre algumas disciplinas, e, também, que as alunas possuem um desempenho significativamente superior ao dos alunos, em todas as disciplinas independentes da escola de origem.