dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Cordenonsi, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2014-03-05 | |
dc.date.accessioned | 2014-03-05T12:00:23Z | |
dc.date.available | 2014-03-05T12:00:23Z | |
dc.date.issued | 2013-02-21 | |
dc.date.submitted | 2014-03-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/56 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This research consisted of an analysis of Environmental Education and Tourism as tools for sustainable development. This study focused on natural attractions of four town in the region of Quarta Colônia, in the southern, RS - Brazil, as the main resources to increase the sustainable touristic development. Tourism, in its multiple forms, approaches nature with intimacy. The ecotourism was highlighted as an important element to awake and practice conservationist attitudes. In this sense, the Environmental Education is a way to consolidate ecologic awareness and an effective practice of sustainable tourism in natural areas. At first, there was an effort for a contextualization of the chosen subject to be analyzed by means of a theoretical referential construction. After that, it was made an analysis of a case study, trying to highlight the perceptions about Environmental Education as the main tool for a sustainable tourism development. The uniqueness of the region favors the ecotourism, with its mountains, waterfalls, hiking trails and the rich biodiversity of flora and fauna. They are present in all of the seven places chosen for analysis due to their natural potential, easy access and for being the best known in the region. These places provide a better contact with nature and look well preserved, which impress the people and awake the ecotourism there. The main results obtained with the research point to the importance of environmental Education in the process of sustainable tourism development, bringing positive results for everybody involved with it, such as the local community and the tourist citizens, and mainly for the environment, without depleting the natural, social and cultural resources. Therefore, the Environmental Education is the main ingredient in this process and contributes very much with the construction of a fairer society more aware of its environmental and social responsibilities, using for example, the seed-paper to make the proposed folder. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | |
dc.subject | Ecoturismo | |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | |
dc.title | Educação ambiental e turismo: contribuições para o desenvolvimento sustentável - o caso da região da Quarta Colônia - Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Environmental education and tourism: a contribution to a sustainable development – the case of quarta colônia – Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa consistiu na análise da Educação Ambiental e do Turismo como ferramentas para o desenvolvimento sustentável. O presente estudo focalizou para o incremento do desenvolvimento turístico sustentável atrativos naturais de quatro cidades da Região da Quarta Colônia, RS no sul do Brasil como principais atrativos. O turismo, em suas variadas manifestações, aproxima-se intimamente com a natureza. Evidenciou-se a categoria de Ecoturismo, importante elemento para despertar e praticar atitudes conservacionistas. Neste sentido, a Educação Ambiental é uma forma de consolidação para uma consciência ecológica e uma prática efetiva do turismo sustentável em áreas naturais. No primeiro momento buscou-se a contextualização do tema eleito para análise através da elaboração do referencial teórico. A seguir, foi feita a análise do estudo de caso, procurando destacar as percepções acerca da Educação Ambiental como ferramenta principal para o desenvolvimento turístico sustentável. A singularidade da região é a matéria prima para o favorecimento do ecoturismo, as montanhas, as cascatas, as trilhas e a rica biodiversidade de flora e fauna em suma, são evidenciadas nos sete locais escolhidos para análise, devido as suas potencialidades naturais, facilidades de acesso e mais conhecidos da região. Estes espaços proporcionam maior contato com a natureza e possuem traços conservados, com isso exercem a grande atração sobre as pessoas e despertam para as atividades eco-turísticas da Região. Os principais resultados alcançados com a pesquisa, apontam a importância da Educação Ambiental no processo de desenvolvimento do turismo sustentável, acarretando resultados positivos para todos os envolvidos, comunidade local, cidadãos-turistas e principalmente para o meio ambiente, sem deteriorização dos recursos naturais, sociais e culturais. Por fim, a Educação Ambiental é o principal ingrediente neste processo e contribui muito com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades ambientais e sociais, como por exemplo, com a utilização do papel-semente para confecção do folder proposto. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |