Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo
Resumo
Não há um consenso na literatura sobre qual o melhor instrumento para avaliar a habilidade para alimentação por via oral de recém-nascidos pré-termo, o que tem impulsionado pesquisas realizadas no intuito de analisar os instrumentos, buscando descobrir qual o mais eficiente. Objetivo: Analisar a aplicação de um instrumento de avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo. Métodos: Incluiu-se neste estudo 44 recém-nascidos pré-termo, dos quais 27 constituíram o estrato entre 30 e 33 semanas e 17 o estrado de 34 a 36 semanas. Após a prescrição médica para início da alimentação por via oral, a avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral na primeira mamada por via oral na mamadeira, foi realizada por uma fonoaudióloga. Foram obtidas a proficiência (percentual do volume ingerido por via oral em relação ao prescrito nos primeiros cinco minutos) e a taxa de transferência (volume de leite aceito por via oral em relação ao tempo necessário para alimentação). A partir da combinação dessas duas variáveis, foram graduados os níveis de habilidade para alimentação oral, conforme proposto por Lau e Smith (2011). Os resultados foram analisados estatisticamente, considerando-se nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os níveis de habilidade para alimentação oral e o tempo de alimentação, proficiência, taxa de transferência, desempenho alimentar e dias de internação. Conclusão: A presente pesquisa confirmou a aplicabilidade do protocolo proposto por Lau e Smith (2011) como sendo um indicador objetivo das habilidades de alimentação oral.