Navegação Docência na Educação Infantil por título
Itens para a visualização no momento 53-72 of 74
-
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
(2013-09-13)Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação ... -
O lugar da educação infantil na escola que oferta o ensino fundamental
(2016-10-30)Este trabalho relata o Projeto de Intervenção desenvolvido em uma Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre a efetivação na prática cotidiana, das Diretrizes Curriculares Nacionais ... -
O lugar da pré-escola na escola de ensino fundamental
(2016-09-23)O presente trabalho decorre de uma monografia realizada junto ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional ... -
A música na prática pedagógica dos professores de educação infantil
(2016-09-21)A pesquisa desenvolvida objetivou problematizar práticas musicais junto aos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil localizada na cidade de Faxinal do Soturno/RS. Especificamente, buscou-se ... -
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
(2013-09-13)A inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos ... -
A organização dos espaços na educação infantil uma proposta de garantia do protagonismo docente e das crianças
(2016-11-10)Nesta monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil apresento o caminho percorrido e os desafios vivenciados como supervisora, buscando compreender as necessidades do grupo de crianças, docente e comunidade, ... -
O papel das brincadeiras espontâneas, livres e mediadas no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos de uma turma de educação infantil
(2016-09-23)Esta monografia aborda o papel das brincadeiras espontâneas, livres e mediadas no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos de uma turma da Educação Infantil. As crianças de 4 e 5 anos se relacionam com o ambiente por ... -
O papel do professor de educação infantil nas brincadeiras livre e estruturada
(2013-09-13)O presente trabalho é resultado de estudos e reflexões sobre minha prática pedagógica enquanto professora de pré-escola de uma instituição pública municipal do município de Ijuí - RS. Após realizar uma retrospectiva histórica ... -
Planejamento e práticas pedagógicas no berçário: um estudo de caso numa EMEI do município de Restinga Sêca /RS
(2013-09-13)O presente artigo nos traz um breve relato da importância do planejamento e da prática pedagógica nos ambientes de educação infantil, mais especificamente com os berçários. O educador que trabalha com os bebês deve ser ... -
A prática do professor de educação infantil na formação moral da criança
(2013-09-13)Neste trabalho pretendo discutir a importância da prática do Professor de Educação Infantil na formação moral da criança, questão que dá centralidade para a pesquisa realiza no Curso de Especialização em Docência na Educação ... -
Prática pedagógica com bebês numa turma de berçário da rede municipal de Cruz Alta
(2016)O presente trabalho se constitui como requisito para aprovação no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e refere-se às práticas pedagógicas com bebês na turma de berçário, que atuo como docente. Objetivou-se ... -
Prática pedagógica de inclusão social em uma escola municipal educação infantil da região central do RGS: desafios da docência
(2013)Este artigo foi escrito com base em uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, e teve como principal objetivo compreender como uma escola municipal de Educação ... -
Práticas de leitura e de escrita na pré-escola da EMEI Beija Flor do município de Faxinal do Soturno
(2016-09-09)A pesquisa realizada objetivou desenvolver vivências de práticas sociais de leitura e de escrita na educação infantil, de modo a favorecer a inserção da criança na cultura escrita. O trabalho foi proposto na Escola Municipal ... -
Processos formativos na educação infantil e o brincar nas práticas pedagógicas
(2016-09-21)A pesquisa realizada por exigência do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil apresenta como tema os processos formativos na Educação Infantil, a investigação e análise reflexiva das práticas pedagógicas ... -
Projeto "pequenos leitores": uma análise reflexiva acerca da construção da leitura e da escrita na criança de 5 a 6 anos
(2013-09-13)Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo reflexivo acerca da construção da leitura e da escrita de crianças de 5 a 6 anos a partir do Projeto "Pequenos Leitores". Como objetivo da investigação definiu-se: ... -
Reflexões acerca da prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de ensino de Ajuricaba
(2016-09-23)O presente trabalho de Conclusão do Curso de Docência na Educação Infantil é resultado de estudos e reflexões da minha prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de ensino do município de Ajuricaba-RS. A ... -
A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal
(2013-09-13)O presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil intitulado "A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal" teve como ... -
Tem hora pra tudo?
(2013-07-13)Este artigo tem como objetivo refletir a respeito das relações de gênero e sexualidade na educação infantil e surge das observações realizadas na EMEI Vila Jardim, através de momentos de observações, questionamentos e ... -
O trabalho pedagógico com a literatura na educação infantil
(2016-09-09)A pesquisa desenvolvida teve como foco o trabalho pedagógico com a literatura na educação infantil objetivando discutir, a partir de uma proposta desenvolvida na EMEI Beija Flor, município de Faxinal do Soturno, as ... -
"Uaauuuu! o que houve aqui profe?" experiências enriquecedoras no contexto da educação infantil do IEEOB
(2016-09-09)O presente trabalho apresenta a reflexão da prática educativa desenvolvida no contexto da Educação Infantil do Instituto Estadual de Educação do Olavo Bilac (IEEOB), evidenciando quais intervenções pedagógicas que podem ...