dc.contributor.advisor | Oliveira, Waleria Fortes de | |
dc.creator | Fidencio, Taciele Raquel | |
dc.date.accessioned | 2014-10-31T14:50:55Z | |
dc.date.available | 2014-10-31T14:50:55Z | |
dc.date.issued | 2013-09-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/597 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present paper is the result of studies and reflections on my teaching as a preschool teacher in a public institution of the municipal Ijuí – RS. After performing a historical process of teacher and discuss some issues arising from my professional career, I prepared an action plan with the objective of proposing free and structured play to contribute to the learning and development of cognitive, social and emotional children. The activities were analyzed using the theories about play and teacher mediation in children's play in a kindergarten school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Brincadeiras livres | por |
dc.subject | Brincadeiras estruturadas | por |
dc.title | O papel do professor de educação infantil nas brincadeiras livre e estruturada | por |
dc.title.alternative | The teacher’s role on children education in free and structured plays | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de estudos e reflexões sobre minha prática pedagógica enquanto professora de pré-escola de uma instituição pública municipal do município de Ijuí - RS. Após realizar uma retrospectiva histórica do processo de formação docente e problematizar algumas questões decorrentes da minha trajetória profissional, elaborei um plano de ação com o objetivo de propor brincadeiras livre e estruturada que contribuíssem para a aprendizagem e desenvolvimento dos aspectos cognitivo, social e afetivo das crianças. As atividades foram analisadas através das teorias sobre o brincar e a mediação do professor nas brincadeiras infantis em uma escola de Educação Infantil. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |