Impacto de erosão dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal de escolares
Abstract
Justificativa: A erosão dentária tem atraído a atenção da comunidade científica sendo crescente o número de publicações a respeito de sua prevalência e fatores
associados. No entanto, não há estudos que avaliam o impacto dessa condição na qualidade de vida de crianças relacionada à saúde bucal. Objetivo: O objetivo desta
dissertação é apresentar um artigo a respeito do impacto da erosão dentária na qualidade de vida relacionada de crianças brasileiras. Material e Métodos: Foi realizado um
estudo transversal com amostra representativa de 944 escolares entre 11 e 14 anos de idade selecionada aleatoriamente através de um processo de conglomerado em duplo estágio em escolas públicas da cidade de Santa Maria-RS, Brasil. Dados a respeito da prevalência e severidade de erosão dentária (O Sullivan), cárie e trauma dental foram
avaliados por dois examinadores calibrados. As crianças completaram a versão brasileira do Child Perceptions Questionnaire CPQ11-14 e dados socioeconômicos
foram coletados mediante emprego de um questionário semi-estruturado. Os dados foram analisados utilizando o Modelo de Regressão de Poisson para avaliar as variáveis
preditoras e o desfecho. Resultados: A prevalência de erosão foi de 7,2% e os níveis de severidade foram baixos. Houve um gradiente distinto nas médias dos escores do
CPQ11-14 de acordo com variáveis socioeconômicas e clínicas. Crianças com erosão não reportaram maiores impactos nos escores totais e subdomínios do CPQ11-14. Conclusão: A presença de erosão dentária, em níveis de baixa severidade, não impactou significativamente a percepção da saúde bucal da criança e as atividades diárias dos
escolares afetados.