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dc.creatorSilva, Cristiane Pereira Cabral da
dc.date.accessioned2011-02-24
dc.date.available2011-02-24
dc.date.issued2010-12-17
dc.identifier.citationSILVA, Cristiane Pereira Cabral da. Skills and abilities required in the dentist formation: teachers s and students s perceptions. 2010. 41 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6072
dc.description.abstractWhen discussing the aspects that involve the health sector, training of human resources has been a subject of great interest. In this context, dealing specifically Dentistry, debate the role of courses in the training in oral health and its integration into the labor market. We conducted a descriptive exploratory case study, of qualitative and quantitative approach, aiming to meet, discuss and evaluate the process of implementing national curriculum guidelines at the UFSM dental clinic. We used a questionnaire with 30 closed questions, based on the competencies and skills required for the training of professional oral health. We performed a focus group technique too. Participated in the research scholars and teachers of the 9th and 10th periods. The data were analyzed descriptively. For the focus group we used the content analysis. The results suggested that the students feel better prepared than teachers consider them, both in technical skills and skills with specificity in public health. In relation to individual skills and competencies, both students and teachers stand out as the best preparation that deals with the fulfillment of basic investigations and operative procedures, and poor preparation in planning and administration of health community services. The preparation of the UFSM Dentistry student may be compromised as the egress profile of the dentist, with generalist, humanist, critical and reflective and work on all levels of health care, as advocated in the National Curriculum Guide.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação em odontologiapor
dc.subjectServiços de saúdepor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectDental educationeng
dc.subjectHealth serviceseng
dc.subjectHuman resourceseng
dc.titleCompetências e habilidades requeridas na formação do cirurgião-dentista: percepção de professores e alunospor
dc.title.alternativeSkills and abilities required in the dentist formation: teachers s and students s perceptionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoQuando se discute os aspectos que envolvem o setor saúde, a formação dos recursos humanos tem sido objeto de grande interesse. Nesse contexto, tratando especificamente da Odontologia, debate-se o papel dos cursos na formação dos profissionais em saúde bucal e sua inserção no mercado de trabalho. Foi realizado um estudo de caso, exploratório descritivo, de abordagem quali-quantitativa, com o objetivo de conhecer, avaliar e discutir o processo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais no curso de Odontologia da UFSM. Foi utilizado um questionário, com 30 perguntas fechadas, tendo como base as competências e habilidades requeridas para a formação do profissional de saúde bucal. Também foi constituído um grupo focal. Participaram da pesquisa professores e acadêmicos do 9° e 10° períodos. Os dados foram analisados descr itivamente. Para o grupo focal foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados sugeriram que os alunos se sentem mais bem preparados do que os professores os consideram, tanto em competências e habilidades técnicas quanto nas com especificidade em saúde coletiva. Tanto alunos quanto professores destacam como melhor preparo a competência e habilidade que trata do cumprimento de investigações básicas e procedimentos operatórios, e pior preparo no planejamento e administração de serviços de saúde comunitária. O preparo do aluno de Odontologia da UFSM pode estar comprometido quanto ao perfil de egresso do cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais.por
dc.contributor.advisor1Unfer, Beatriz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399254168722717por
dc.contributor.referee1Chagas, Ana Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7363750630236014por
dc.contributor.referee2Bier, Carlos Alexandre Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734133387557316por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9254540021088547por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentOdontologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Odontológicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApor


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