dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Linn, Adriane Flávia | |
dc.date.accessioned | 2014-11-06T12:13:52Z | |
dc.date.available | 2014-11-06T12:13:52Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/611 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This research, from the problem that is identified in the questioning: in what ways
and to what extent the attitudes and decisions of school administrators affect the
motivation of teachers in their work?, aims to verify the relationship between motivation of
children education teachers and management model held in the school environment.
Inspired by a school with demands concerning the issue, it is a case study with a
qualitative approach, which relies on literature and field research, whose subjects are
teachers and staff of the school mentioned. The theoretical framework presents two
approaches: historical journey of the Brazilian children education from the earliest
conceptions that guided their practices to the current consensus on the quality of
democratic management; conceptions of motivation to work and views on its origin and
influences. The field survey brought responses that converge to the theoretical
elucidation: although the motivation is personal and subjective, the work environment,
especially the form of management which it is practiced in, is one of the external factors
that strongly influences and, in the case of school management, this has also the
potential to limit or expand the awareness of teachers, a crucial fact to the quality of
education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.title | Gestão escolar e motivação docente: uma relação intrínseca e determinante para a qualidade educacional | por |
dc.title.alternative | School administration and teachers motivation: a intrinsic and crucial relationship to the quality of education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, a partir do problema que se identifica no questionamento: De que
forma e em que intensidade as atitudes e decisões dos gestores escolares afetam a
motivação dos professores em seu trabalho?, tem o objetivo de verificar qual a relação
entre a motivação de professores de educação infantil e o modelo de gestão realizada
no ambiente escolar. Inspirada em uma escola com suas demandas relativas ao tema
em questão, trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, que se vale de
pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, cujos sujeitos são professores e equipe diretiva da referida escola. O referencial teórico apresenta dois enfoques: percurso histórico da educação infantil brasileira, desde as primeiras concepções que nortearam suas práticas até o atual consenso sobre as qualidades da gestão democrática; concepções de motivação para o trabalho e pontos de vista sobre sua origem e seus influentes. A pesquisa de campo trouxe respostas que convergem às elucidações teóricas: embora a motivação seja pessoal e subjetiva, o ambiente de trabalho, especialmente a forma de gestão que nele se pratica, é um dos fatores externos que fortemente a influenciam e, no caso da gestão escolar, essa tem, ainda, o potencial de limitar ou expandir a consciência dos professores, fato determinante para a qualidade da educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |