Educação ambiental como ferramenta de ensino aprendizagem aplicada aos alunos da escola municipal Coroinha Daronchi, Três Passos, RS
Visualizar/ Abrir
Data
2013-12-06Autor
Larssen, Fátima Inês Goldhart
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como enfoque principal relatar o estudo de caso desenvolvido a partir da Escola Municipal Coroinha Daronchi, Bairro Pró Morar, Três Passos, RS, que utilizou-se da Educação Ambiental como ferramenta para visualização, identificação e conscientização do problema local: "Pouca adesão dos moradores do Bairro ao Tratamento de Esgoto Doméstico, estação concluída desde 2006". Partiu-se de visitas na comunidade, à estação de tratamento e posteriormente criou-se, apresentou-se e distribuíram-se materiais ilustrativos. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para os prejuízos diretos que o não tratamento do esgoto doméstico causa ao planeta através da contaminação dos recursos naturais e aos seres humanos, pelo comprometimento da saúde pública. Conclui-se que desenvolver atividades voltadas à realidade com enfoque ambiental, aguça a curiosidade dos educandos, eles participam, criam e constroem conhecimentos significativos, espontaneamente. O desafio está na continuidade desse projeto e que se consiga envolver interdisciplinarmente, educadores, educandos e comunidade escolar, contextualizando em âmbito formal e não formal o ensino da Educação Ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]