dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Konrad, Karine | |
dc.date.accessioned | 2014-11-07T12:58:15Z | |
dc.date.available | 2014-11-07T12:58:15Z | |
dc.date.issued | 2013-12-20 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/614 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This study presents reflections on the importance of including environmental education in the first stage of basic education: Early Childhood Education. The study is characterized as bibli-ographic and fieldwork, where from questionnaire and practical activities on environment were developed in a playful and pleasurable way allowing students from group Pre-A a new vision forward the importance of preserving nature, recycle and reuse waste. The overall ob-jective of the research was to analyze the insertion of environmental education activities in the Children's Education at EMJFF and which difficulties are being encountered by the teacher in carrying out those actions. Based on the methodology employed was noticed that teacher fac-es difficulties such as lack of materials, ideas and time where activities are carried out sporad-ically and without much emphasis. On the other hand, through the week of activities pro-posed, a rich tool in the teaching and learning process, was afforded, which showed that from small, children develop different aspects that make them grow personally and culturally, as well as aware of the role they should play in the context in which they live, where creativity and playfulness should be key pieces in the puzzle that is the educational process. Given the above, it is clear the perception that the inclusion of environmental education in early child-hood education is extremely important so that from small to identify how important is the role they play in nature and hence the environment in which they live. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.title | A importância da inserção da educação ambiental na primeira etapa da educação básica: educação infantil | por |
dc.title.alternative | The importance of integration of environmental ed-ucation in the first stage of basic education: early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta reflexões acerca da importância de inserir a Educação Ambiental na primeira etapa da educação básica: educação infantil. O estudo caracteriza-se como bibliográ-fico e de campo, onde a partir de questionário e atividades práticas a temática meio ambiente foi trabalhada de forma lúdica e prazerosa possibilitando aos alunos que compõem a turma do Pré-A, uma nova visão frente a importância de preservar a natureza, reciclar e reaproveitar o lixo.O objetivo geral da pesquisa foi analisar a forma de inserção da educação ambiental nas atividades desenvolvidas na Educação Infantil na EMJFF, e quais dificuldades estão sendo encontradas pela professora na realização dessas ações. A partir da metodologia empregada notou-se que a docente enfrenta dificuldades tais como falta de material, idéias e tempo onde as atividades são realizadas de maneira esporádicas e sem muita ênfase. Por outro lado, atra-vés da semana de atividades propostas proporcionou-se uma rica ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, a qual demonstrou que desde pequenas, as crianças desenvolvem dis-tintos aspectos que os fazem crescer pessoal e culturalmente, bem como cientes do papel que devem desempenhar no contexto em que estão inseridos, onde a criatividade e a ludicidade devem ser peças chaves nos quebra-cabeças que é o processo educativo. Diante do exposto, fica clara a percepção de que a inserção da educação ambiental na educação infantil é de ex-trema importância a fim de que desde pequenos possam identificar o quão importante é o pa-pel que exercem na natureza e consequentemente no meio em que estão inseridos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |