dc.contributor.advisor | Peres, Paulo Edelvar Corrêa | |
dc.creator | Lazzari, Eneida Zuchetto | |
dc.date.accessioned | 2014-11-07T13:16:26Z | |
dc.date.available | 2014-11-07T13:16:26Z | |
dc.date.issued | 2013-12-20 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/615 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present study was made in the School Maria Isaíra corte Tavares, in Lagoa Bonita do Sul Town, with the aim to implant the hydroponic cultivation, to lettuces' production fed for water picked up in cistern, over promote the embellishment of the scholar yard, practicing environmental education. In the school there was a cistern without use, there wasn't market garden and few ornamental plants in the yard. Thus, the hydroponic market garden and the cultivation of flowers to embellish the scholar yard, make possible make an environmental group to continue the project, in view that was a method to stimulate the work in group, over develop one sense of responsability in what is related to make part of the environment where they are inserted becoming most agreeadable, having as a tool the environmental education. The works
were conducted in the period of 2013 september to november, involving twenty five students from 2nd, 3st and 4th year of the fundamental teaching, wich made the environmental group “Seed of Tomorrow”. Contributed yet with the project parents, instructors, employee of the school, Secretaries of Education, Agriculture, ASCAR/EMATER from Lagoa Bonita do Sul and ASCAR/EMATER from Lagoão. The introduction of these practices in the school was a manner to waken the conscience of the scholar community for the reuse of the hydric resources, having in view the possible risk of shortage, stimulating the search of alternatives to the solution of such questions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultivo hidropônico | por |
dc.subject | Cisterna | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Semeando ações ambientais em Lagoa Bonita do Sul, RS | por |
dc.title.alternative | Seeding Environmental Actions in Lagoa Bonita do Sul , RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo foi realizado na Escola Maria Isaíra Corte Tavares, no município
de Lagoa Bonita do Sul com o objetivo de implantar o cultivo hidropônico, para
produção de alface, alimentada por água captada em cisterna, além de promover o
embelezamento do pátio escolar praticando a educação ambiental. Na escola
possuía uma cisterna sem uso, não havia horta e poucas plantas ornamentais em
seu pátio. Assim, a construção da horta hidropônica e o cultivo de flores para
embelezar o pátio escolar, possibilitaram formar um grupo ambiental para dar
continuidade ao projeto, tendo em vista que foi um método de estimular o trabalho
em equipe, alem de desenvolver o senso de responsabilidade naquilo que diz
respeito ao fazer parte do meio onde estão inseridos tornando-o mais agradável,
tendo como ferramenta a educação ambiental. Os trabalhos foram conduzidos no
período de setembro a novembro de 2013, envolvendo vinte e cinco alunos do 2°, 3°
e 4° ano do ensino fundamental, os quais fundaram o grupo ambiental "Semente do
Amanhã". Contribuíram ainda com o projeto pais, docentes, funcionária da escola,
Secretarias da Educação, Agricultura, ASCAR/EMATER de Lagoa Bonita do Sul e
ASCAR/EMATER de Lagoão. A introdução destas práticas na escola foi um meio de
despertar a consciência da comunidade escolar pelo reaproveitamento dos recursos
hídricos, tendo em vista o possível risco de escassez, estimulando a busca de
alternativas para a solução de tais questões. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |