dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Lemos, Maguida | |
dc.date.accessioned | 2014-11-10T11:18:11Z | |
dc.date.available | 2014-11-10T11:18:11Z | |
dc.date.issued | 2013-11-20 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/616 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The research "Requirements on School Management" seeks to understand and highlight how the flow of information between the Municipal Department of Education and the managers of municipal public schools in the early years from Sobradinho - RS. Survey participants are the Coordinator of Education representing the Municipal Department of Education and municipal directors from 4 urban elementary schools in the county of Sobradinho – RS, who were interviewed between August and September 2013. This study is bibliographic with qualitative approach and a case study that seeks to understand "How the requirements of the organizational forms of public education influence the democratic management?" Through this research it was concluded that the schools are very dependent on the Department of Education with their prescriptions slightly modified by schools, thereby causing a very large barrier to democratic management to put into practice. There is a search for a democratic management and school autonomy, but it is still in early development, being one of the biggest challenges for the current school, which requires managers to understand and recognize the importance and complexity of public education policies, so that it does not face higher hierarchical administrative decisions restricting the schools decisions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Prescrições | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.title | Prescrições sobre a gestão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa "Prescrições sobre a Gestão Escolar" busca compreender e destacar como ocorre o fluxo de informações entre a Secretaria de Educação Municipal e os gestores das escolas municipais de anos iniciais do município e Sobradinho RS. Os participantes da pesquisa são a Coordenadora de Ensino representando a Secretaria Municipal da Educação e diretores das 4 escolas urbanas municipais de Ensino Fundamental do Município de Sobradinho - RS. As quais foram entrevistadas no período de agosto e setembro do ano de 2013. O presente estudo de natureza bibliográfica de cunho qualitativo e estudo de caso busca compreender "Como as prescrições das formas de organização da rede pública condicionam a gestão democrática?" Através desta pesquisa foi possível concluir que as escolas são muito dependentes da Secretaria de Educação sendo suas prescrições pouco modificadas pelos estabelecimentos de ensino, causando dessa forma uma barreira muito grande para que a gestão democrática seja colocada em prática. Há uma busca por uma gestão democrática e uma autonomia escolar, porém estas ainda estão em fase inicial de desenvolvimento, sendo um dos maiores desafios para a escola atual, a qual requer que o gestor compreenda e reconheça a importância e a complexidade das políticas públicas de educação, para que o mesmo não se defronte com decisões administrativas superiores hierarquizadas, restringindo sua margem decisória. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |