Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorMergen, Edimara Veridiana Dries
dc.date.accessioned2014-11-10T14:27:59Z
dc.date.available2014-11-10T14:27:59Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/617
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the perception of Director, Educational Supervisor and Teachers as regards the inclusion of PNEEs in the Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle, in the municipality of Arroio do Tigre/RS. This is a qualitative research conducted through field study, documentary research and the use of a questionnaire applied to two managers and six teachers to collect information. The analysis of the information was through the reduction steps, presentation and completion/verification. The meanings identified in the perception of managers were: the inclusion process, the legal aspects and actions undertaken in relation to the first two, and for teachers, professional preparation and actions for inclusion process. Regarding managers, to the extent possible they seek remedy the shortcomings of human and material resources. Teachers indicate discomfort, they feel limited in serving PNEEs; consider inadequate training, excessive work in the classroom and with the adoption of class multiseriate increased by the presence of PNEEs, lack of human resources (experts), and lack of space for exchange of ideas. Inclusive education is one of the new challenges facing the school management, in the face of new demands of the school. It is suggested to continuing education for teachers and school managers to overcome the existing problems in the institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleA gestão escolar frente ao processo de inclusãopor
dc.title.alternativeA school management process forward to inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo objetivou analisar a percepção do Diretor, Supervisor Pedagógico e Professores no que se refere à inclusão de PNEEs na Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle, no município de Arroio do Tigre/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória realizada através de estudo de campo, pesquisa documental e uso de questionário aplicado a dois gestores e seis professores para coletar as informações. A análise das informações foi através das etapas de redução, apresentação e conclusão/verificação. Os significados identificados na percepção dos gestores foram: o processo de inclusão, os aspectos legais e ações desenvolvidas em relação aos dois primeiros; e para os professores, o preparo profissional e ações para processo de inclusão. Em relação aos gestores, na medida do possível eles procuram suprir as carências de recursos humanos e materiais. Os professores indicam desconforto, sentem-se limitados no atendimento aos PNEEs; consideram a formação insuficiente; excesso de trabalho em sala de aula e com adoção de turma multisseriada acrescida pela presença de PNEE; falta de recursos humanos (especialistas); e, falta de espaço para troca de ideias. A educação inclusiva é um dos novos desafios impostos à gestão escolar em face das novas demandas da escola. Sugere-se a formação continuada para os gestores e docentes da escola para a superação dos problemas existentes na instituição.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [651]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples