Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Corrêa
dc.creatorDias, Eline
dc.date.accessioned2014-11-13T11:05:06Z
dc.date.available2014-11-13T11:05:06Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/623
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work was based on literature searches , as well as questionnaires to the families of the town of Lagoão, public officials responsible for garbage collection , the family responsible for the sorting of solid waste and another questionnaire the Department of Health in order to know the actual status of the problem of consumerism in Lagoão . Through the research conducted can be seen that Lagoão despite being a small town with 6185 inhabitants and per capita income of R $ 432.00 , has monthly expenses considered unreasonable is giving preference to processed products , reducing the ingestion of homemade food , which is closely linked to the increasing numbers of hypertensive and diabetic . These bad habits in addition to reverberate on human health , cause serious environmental impacts exaggerated increase in waste production , 92% of respondents use plastic bags to carry their purchases . Also noted the growth in the production of e-waste , as a growing number of cell phones, television and computers . Perceives a large inversion of values in Lagoão where electronics have grants social status. Most respondents have concern with fashion, with the appearance, have had financial problems due to the excessive consumption , because follow market trends , resulting directly in the emergence of cases of prostitution and robberies in our city . To mitigate the social and environmental impacts caused by consumption we must become conscious consumers , followers of the 3Rs policy of reverse market policy in regard to junk mail, and the initial tip foot to mitigate such impacts is through awareness of children and adolescents in order to choose what we buy , it will lead directly into our environment and how it is fundamental to our quality of life prioritize values that ennoble be above have.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumismopor
dc.subjectSocialpor
dc.subjectAmbientalpor
dc.titleImpactos sociais e ambientais causados pelo consumismo em Lagoão, RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental and social impact caused by the consumerism Lagoão, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho baseou-se em pesquisas bibliográficas, bem como questionários junto as famílias da sede do município de Lagoão, aos funcionários públicos responsáveis pela coleta do lixo, a família responsável pela triagem dos resíduos sólidos e outro questionário aplicado a Secretaria da saúde, afim de conhecer a real situação do problema do consumismo em Lagoão. Através das pesquisas realizadas pode-se constatar que Lagoão apesar de ser um município pequeno com 6185 habitantes e com renda per capita de R$432,00, possui gastos mensais considerados exagerados, vem dando preferência aos produtos industrializados, diminuindo a ingestão de alimentos caseiros, o que está intimamente atrelado ao crescente aumento no números de hipertensos e diabéticos. Esses maus hábitos além de repercutirem na saúde humana, causam graves impactos ambientais com aumento exagerado na produção de lixo, onde 92% dos entrevistados usam sacolinhas plásticas, para transporte de suas compras. Nota-se também o crescimento na produção do lixo eletrônico, pois cresce o número de aparelhos celulares, televisão e computadores. Percebe-se uma grande inversão de valores em Lagoão, onde ter aparelhos eletrônicos concede status social. A maioria dos entrevistados tem preocupação com a moda, com as aparência, já tiveram problemas financeiros em função do consumo exagerado, pelo fato de acompanharem as tendências do mercado, implicando diretamente no surgimento de casos de prostituição e roubos em nossa cidade. Para amenizar os impactos sociais e ambientais causados pelo consumo deveremos nos tornar consumidores conscientes, seguidores da política dos 3 Rs, da política de mercado reversa no que se refere ao lixo eletrônico, e o ponta pé inicial para mitigar tais impactos é a através da sensibilização das crianças e adolescentes no sentido que escolher o que vamos comprar, isso implicará diretamente no nosso meio ambiente e o quanto é fundamental para nossa qualidade de vida priorizar valores que enobrecem o ser acima do ter.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples