Água no contexto da educação ambiental: alternativas sustentáveis de captação e armazenagem
Resumo
A Educação Ambiental presume uma postura pedagógica que aborda temas indispensáveis à formação humana. A água, como recurso natural renovável requer o desenvolvimento de alternativas para a sua captação e armazenagem de forma sustentável. A promoção de situações voltadas ao processo ensino-aprendizagem em uma unidade escolar, com a avaliação da distribuição pluvial local, estudo das condições climáticas e das necessidades de armazenamento e aproveitamento da água das chuvas de forma interdisciplinar, valoriza a abordagem ambiental e educacional, bem como, auxilia a comunidade em que o aluno está inserido, por prepará-lo para ser um agente transformador sócio-ambiental de sua própria realidade. A discussão do tema no contexto escolar rural permite a tomada de consciência e o conhecimento teórico-prático dos docentes e discentes, com a construção de sistema de armazenagem de água através de cisterna desenvolvida na unidade escolar, bem como o reuso da mesma na irrigação da horta escolar, com equipamento produzido a partir da reutilização de resíduos sólidos. As experiências vivenciadas com oficinas em sala de aula, passeios pedagógicos em usinas de reciclagem, horta orgânica e propriedade familiar rural e ainda as produções de folders e maquete coletivos, oportunizam aprendizagens significativas para a formação de sujeitos participativos, comprometidos e responsáveis com as questões ambientais e sociais. A disseminação de saberes e ações permeiam a comunidade onde a unidade escolar e seus agentes estão inseridos, constituindo-se como base para a construção de novos conhecimentos e tornando estes, essencialmente atores da transformação social com enfoque ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]