dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Segatto, Sara Schafer | |
dc.date.accessioned | 2014-11-13T11:39:46Z | |
dc.date.available | 2014-11-13T11:39:46Z | |
dc.date.issued | 2013-12-20 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/626 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Environmental issues have been widely discussed in the contemporary world, and particularly in the business community. However, entrepreneurs tend to review only the economic issues, without observing social and environmental issues. So that there is the perception of the business class on environmental issues in the context of their activities is important that environmental education tools are developed. Based on this, the objective of this study was to present the environmental costs as an environmental education tool. For this purpose, were presented the costs of Traditional Methods and Models for Measuring Costs related to environmental and inserted Environmental Education issues in the discussion of these models. For this, the methodology used was basic research, with qualitative approach, exploratory as to the aims and bibliographic research. It concludes that the model that best suited the model was applied to the Environmental Costs Management and Disposal of Segatto’s Waste (2012). Thus, environmental costs may serve as environmental education | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Custos ambientais | por |
dc.subject | Contabilidade ambiental | por |
dc.title | Custos ambientais como ferramenta de educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Environmental costs as a tool for environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | As questões ambientais vêm sendo amplamente discutidas no mundo contemporâneo e, particularmente, no meio empresarial. Contudo, os empresários tendem a avaliar apenas as questões econômicas, sem observar questões sociais e ambientais. Assim, para que haja a percepção da classe empresarial em relação às questões ambientais no contexto das suas atividades é importante que sejam desenvolvidas ferramentas de Educação Ambiental. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi apresentar os custos ambientais como ferramenta de Educação Ambiental. Para tal finalidade, foram apresentados os Métodos Tradicionais de Custos, bem como os Modelos de Mensuração de Custos relacionados às questões ambientais e inserida a Educação Ambiental na discussão destes Modelos. Para isto, a metodologia utilizada foi pesquisa básica, com abordagem qualitativa, exploratória quanto aos objetivos e pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o modelo que mais se adequou foi o Modelo de Custos Ambientais aplicado à Gestão e Destinação de Resíduos de Segatto (2012). Assim, os custos ambientais podem servir como ferramenta de Educação Ambiental, ao passo que fornecem informações gerenciais às empresas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |