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dc.creatorKegler, Jaqueline Quincozes da Silva
dc.date.accessioned2008-03-27
dc.date.available2008-03-27
dc.date.issued2008-01-29
dc.identifier.citationKEGLER, Jaqueline Quincozes da Silva. COMUNICAÇÃO PÚBLICA E COMPLEXIDADE: uma perspectiva das Relações Públicas como sujeito comunicacional e estratégico no cenário da midiatização. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6280
dc.description.abstractThis is a theoretical and empirical research that is related to the following themes: Public Communication (PC), Public Relations (PR) and Mediation based on Edgar Morin s Complexity Paradigm. In the mediated conjuncture, the means of communication are central elements in social, political and economical relationships by being the appropriate moment to reflect upon the theories developed in Brazil concerning the theme. The present study aims at analyzing which challenges PR professionals who work in PC of Rio Grande do Sul (RS) Legislative Government face in the mediated context. The problematic is treated empirical and theoretically based on the concepts from Morin (2006), Matos (1998), Brandão (2007), Sodré (2002), Véron (1997) and Fausto Neto (2006). In this perspective, the general objective is to reflect about the limits of PR praxis in the Legislative Government from RS cities with more than twenty-five thousand electors in order to search for dimensions to PR as a strategic communicative process that proportionate the PC in a mediated space characterized by the complexity. The specific objectives are to retake the main theoretical fundamentals of Public Communication and Public Relations in Brazil; verify if the cities with more than twenty-five thousand electors own PR professionals and describe their occupations; analyze the PR opinions and present the main challenges in the PR area concerning the Public Communication in the mediated scenario. The methodology is constructed throughout the theoretical presentation; qualitative questionnaire that is about the existence and the attributions of PR professionals in these institutions and directed to the Legislative Government Presidents from RS; and qualitative questionnaire directed to the PR professionals who work in these Legislative Government concerning their occupations in PC in the mediated space. There was a critical and theoretical analysis and the empirical data exemplified the theoretical research. The investigation indicates that the challenges concerning the complexity of mediation process are presented to the professionals, to the academic field and to the own institutions, demonstrating that the Public Communication is emergent and the challenges are interconnected, justifying the necessity to construct together by facing the complexity of the actual mediated space.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectMidiatizaçãopor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectComplexityeng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectPublic relationseng
dc.titleCOMUNICAÇÃO PÚBLICA E COMPLEXIDADE: uma perspectiva das Relações Públicas como sujeito comunicacional e estratégico no cenário da midiatizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoÉ uma pesquisa teórico-empírica que relaciona os temas: Comunicação Pública (CP), Relações Públicas (RP) e Midiatização sob o Paradigma da Complexidade com base em Edgar Morin. Na conjuntura midiatizada, os meios de comunicação social são elementos centrais nas relações sociais, econômicas e políticas, sendo o momento apropriado para refletir sobre as teorias existentes no Brasil. O estudo visa a analisar quais desafios os profissionais de RP, que atuam na CP dos Poderes Legislativos do Rio Grande do Sul, possuem frente ao contexto midiatizado. A problemática é tratada empiricamente e teoricamente com base nas noções de Morin (2006), Matos (1998), Brandão (2007), Sodré (2002), Véron (1997) e Fausto Neto (2006). O objetivo geral é refletir sobre os limites da práxis de RP nos Poderes Legislativos dos municípios do RS com mais de vinte e cinco mil eleitores, a fim de buscar dimensões para RP como um processo comunicativo estratégico que viabilize a CP no espaço midiatizado caracterizado pela complexidade. Os objetivos específicos são recuperar os principais fundamentos teóricos de Comunicação Pública e das Relações Públicas no Brasil; levantar se os municípios com mais de 25 mil eleitores do RS possuem profissionais de RP e descrever suas atribuições; analisar a opinião dos RP que atuam nesses Poderes; e apresentar os principais desafios da área de RP na Comunicação Pública no cenário midiatizado. A metodologia consta de levantamento teórico; questionário qualitativo destinado aos Presidentes dos Poderes Legislativos do RS, que aborda a existência e atribuições de profissionais de RP nessas instituições e questionário qualitativo destinado aos profissionais de RP que atuam nesses Poderes Legislativos abordando sua atuação em CP no espaço midiatizado. O método comportou as descobertas e inovações do percurso, não seguindo programas de investigação. Houve uma análise teórico-crítica e os dados empíricos exemplificaram a pesquisa teórica. A investigação indica que os desafios frente à complexidade do processo de midiatização se apresentam para os profissionais, para o campo acadêmico e para as próprias instituições, de forma que a Comunicação Pública é emergente e os desafios são interligados. Por isso, a necessidade do tecer juntos , frente à complexidade da ambiência midiatizada atual.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1por
dc.contributor.referee1Baldissera, Rudimar
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707265T4por
dc.contributor.referee2Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778273H6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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