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dc.creatorScheid, Daiane
dc.date.accessioned2008-04-28
dc.date.available2008-04-28
dc.date.issued2008-03-03
dc.identifier.citationSCHEID, Daiane. STRATEGIES AND LOGICS INVOLVED IN THE INSTITUTIONAL VISIBILITY CONSTRUCTION ON DIFFERENT INTERACTION SPACES IN THE INTERNET. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6283
dc.description.abstractThe research has as main purpose to comprehend the logic involved in the institutional visibility construction process in the internet, from two distinct interaction spaces: an institutional portal and an Orkut community. With this purpose, the following specific objectives were established: to comprehend the visibility construction project in the internet, to identify the way which the Federal University of Santa Maria - UFSM portal is organized, and to recognize through the utilized strategies, some logics of the process through which questions regarding this institution gain visibility in this space; to identify how the biggest Orkut community about UFSM is organized and recognize through the utilized strategies, some logics of the process through which questions regarding this University gain visibility in this space. This is a qualitative research and is fundamentally interpretative. An empirical observation was done on both objects: the UFSM portal and the community in the Orkut about UFSM with the biggest number of participants. The methodology to treat these objects is based on the observation and description of how each one of the interaction spaces in the internet is organized. Moreover, three characteristics which we find to be essential on the institutional visibility construction process in these spaces were observed: type of interaction, thematic range and themes maintenance. The literature review allows to characterize the media as a visibility sphere in the contemporary days, having a crucial role on legitimating institutions. In this way, the study highlights the importance to investigate the process of media visibility construction in face of the new socio-technological possibilities, such as internet. As a communication channel in the media field, the internet builds specific models and process of interaction. In this way, it also permits a peculiar modality of institutional visibility, where questions referring to a specific institution, which is seeking for legitimation, can be displayed either by the responsible for the institutional communication or by other members, in the board or not, of the institution. The result from this proposal was the observation that the in the portal, the process of visibility construction of UFSM is characterized by a logic of linearity. On the other hand, this process in the community is constituted by logic of negotiation, dialogical.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVisibilidade na Internetpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectComunicação institucionalpor
dc.subjectInternet visibility, interaction, institutional communicationeng
dc.titleESTRATÉGIAS E LÓGICAS ENVOLVIDAS NA CONSTRUÇÃO DA VISIBILIDADE INSTITUCIONAL EM DIFERENTES ESPAÇOS DE INTERAÇÃO NA INTERNET.por
dc.title.alternativeSTRATEGIES AND LOGICS INVOLVED IN THE INSTITUTIONAL VISIBILITY CONSTRUCTION ON DIFFERENT INTERACTION SPACES IN THE INTERNETeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo central compreender as lógicas envolvidas nos processos de construção da visibilidade institucional na Internet a partir de dois espaços distintos de interação: um portal institucional e uma comunidade do Orkut. Para esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: compreender o processo de construção da visibilidade na Internet; identificar o modo como está organizado o portal da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e reconhecer através das estratégias utilizadas algumas lógicas do processo pelo qual as questões referentes a essa instituição ganham visibilidade nesse espaço; identificar o modo como está organizada a maior comunidade sobre a UFSM do Orkut e reconhecer através das estratégias postas em operação algumas lógicas do processo pelo qual as questões referentes a essa Universidade ganham visibilidade nesse espaço. A pesquisa possui um caráter qualitativo e é fundamentalmente interpretativa. Foi realizada uma observação empírica em dois objetos: o portal da UFSM e a comunidade sobre a UFSM no Orkut com o maior número de participantes. A metodologia para o tratamento desses objetos consiste na observação e descrição do modo como está organizado cada um dos espaços de interação na Internet, além da observação de três características que julgamos essenciais no processo de construção da visibilidade institucional nesses espaços: tipos de interação, abrangência temática e manutenção dos temas. A revisão de literatura permite caracterizar a mídia como esfera de visibilidade na contemporaneidade, exercendo um importante papel no que se refere à legitimação das instituições. Nesse sentido, o estudo destaca a importância de investigar o processo de construção da visibilidade midiática diante de novas possibilidades sóciotecnológicas, como a Internet. Enquanto modalidade de comunicação do campo midiático, a Internet constitui modelos e processos específicos de interação, nesse sentido, ela também possibilita uma modalidade peculiar de visibilidade institucional, na qual a disponibilização de questões referentes a uma determinada instituição, que busca legitimar-se, pode ser realizada tanto pelos responsáveis por sua comunicação institucional, como por outros indivíduos membros do quadro da instituição ou não. Dessa proposta resultou a observação de que no portal o processo de construção da visibilidade da UFSM caracteriza-se por uma lógica de linearidade, ao passo que na comunidade esse processo constitui-se por uma lógica de negociação, dialógica.por
dc.contributor.advisor1Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3por
dc.contributor.referee1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6por
dc.contributor.referee2Baldissera, Rudimar
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707265T4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732066H3por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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