ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor
Abstract
Toda organização estabelece uma relação de comunicação com seus públicos a fim de
fidelizá-los e, assim, preservar sua existência. Zero Hora (ZH), enquanto organização, do
mesmo modo necessita conquistar a credibilidade de seus públicos e, para isso, age
estrategicamente falando de si em Cartas do Editor . O foco de análise são as operações
auto-referenciais pelas quais a enunciação da organização midiática indica valores de sua
cultura, discursivizando seus modos de ser, pensar e agir. A discursivização da cultura
organizacional pela estratégia auto-referencial é uma escolha do enunciador operada com o
intuito de produzir efeitos de imagem sobre si. A partir destas considerações, foi-se em busca
de desvendar como se dá o processo de significação do discurso da cultura organizacional em
Cartas do Editor de Zero Hora a partir da análise dos discursos verbais e icônicos sob a
perspectiva semiológica. Observou-se que os principais valores agenciados foram os de
credibilidade, qualidade e responsabilidade com fins de produzir efeitos de sentido de imagem
sobre si.