Mostrar registro simples

dc.creatorSifuentes, Lírian
dc.date.accessioned2010-05-27
dc.date.available2010-05-27
dc.date.issued2010-03-02
dc.identifier.citationSIFUENTES, Lírian. TELENOVELA AND THE FEMININE IDENTITY OF YONG WOMEN FROM WORKING CLASS. 2010. 239 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6305
dc.description.abstractThe aim of this paper was to comprehend how the conflicts and complementarities between the audience of telenovela and other elements of daily life - family, school and social class - form the feminine identity of young women from working class. Cultural Studies are used as theoretical and methodological model, especially as regards the theory of cultural mediation (Jesús Martín-Barbero) and the Encoding and Decoding model (Stuart Hall). The sample was composed of 12 young female aged between 16 and 24 years, residents of the neighborhood Urlândia, outskirts of Santa Maria-RS. The study was a ethnography of the audience and the data collection techniques used are participant observation, with register in a field diary, application of socio-cultural forms, a semi-directed interview and by watching telenovela in interviewers home. The results of this research point to the imposition of social class in the identities of these young women. Material shortage defines the daily life experiences and ways of being a woman, by teenage pregnancy, by the work, by dropping out of school or by television as the main form of recreation. The role of telenovela is also essential, once that, in addition of (re)producing a pattern of gender - that motherhood and marriage are the women s priorities - there is, at least in a scattered way, an ideology of gender equality, which, even problematic, is greater than the reality that surrounds them. Despite this speech hardly result in a practice, it s crucial because it also contributes to the feminine identity construction.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade femininapor
dc.subjectClasse popularpor
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectTelenovelapor
dc.subjectFeminine identityeng
dc.subjectWorking classeng
dc.subjectReceptioneng
dc.subjectTelenovelaeng
dc.titleTelenovela e a identidade feminina de jovens de classe popularpor
dc.title.alternativeTelenovela and the feminine identity of yong women from working classeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi compreender como os embates e complementaridades entre a audiência da telenovela e os demais elementos do cotidiano família, escola e classe social conformam a identidade feminina de jovens mulheres de classe popular. Os Estudos Culturais são adotados como modelo teórico-metodológico, especialmente no que se refere à teoria das mediações culturais (Jesús Martín-Barbero) e ao modelo Encoding and Decoding (Stuart Hall). A amostra desta pesquisa foi composta por 12 jovens com idade entre 16 e 24 anos, moradoras do bairro Urlândia, periferia de Santa Maria-RS. O estudo configurou-se como uma etnografia da audiência e as técnicas de coleta de dados são constituídas por observação do espaço doméstico, com registro em diário de campo, aplicação de formulário sociocultural, realização de entrevistas semi-dirigidas e assistência da telenovela na casa das informantes. Os resultados da pesquisa apontam a imposição da classe social sobre as identidades femininas dessas jovens. A carência econômica define as vivências e os modos de ser mulher, seja pela gravidez na adolescência, pelo trabalho, pelo abandono da escola ou pela televisão como principal forma de lazer. O papel da telenovela também é essencial, pois, além de (re)produzir um padrão de gênero em que a maternidade e o casamento são as prioridades femininas faz chegar, ao menos de forma esparsa, uma ideologia da igualdade de gêneros, que, mesmo sendo problemática, é maior do que na realidade que as cerca. Apesar desse discurso pouco se concretizar em prática, é fundamental, pois também constitui a identidade feminina.por
dc.contributor.advisor1Ronsini, Veneza Veloso Mayora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707526J6por
dc.contributor.referee1Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760667E0por
dc.contributor.referee2Borelli, Silvia Helena Simoes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795063H6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243479D5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples