Mostrar registro simples

dc.creatorPérsigo, Patrícia Milano
dc.date.accessioned2011-04-29
dc.date.available2011-04-29
dc.date.issued2011-03-18
dc.identifier.citationPÉRSIGO, Patrícia Milano. Between the crisis and the news: Air France`s organizational strategies and the construction of “af 447” occurrence by brazilian and french press media. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6309
dc.description.abstractThis dissertation studies the strategies of an organization under a crisis situation in the construction of a journalistic occurrence in a mediatized society. There are constant challenges to be overcome by organizations, visibility processes are constantly being changed by new technologies advent, changes in the media s role and the appropriation of their approaches by various social fields on their daily practices. This are just some changes which require reflection about crisis management strategies adopted until nowadays. The organizational crises present themselves as very explored occurrences by the media. These events are characterized by the disruption of everyday s life, mainly by its unpredictability, that's the fact that arouses wide interest in the media field. With the method of content analysis (Bardin, 1977) we adopted as our empirical object the crisis faced by Air France with the tragedy of Flight 447, analyzing news in Folha de São Paulo and Le Monde s newspapers. Thus, we persue to study the impact of this crisis in French and Brazilian media, to verify the sources used by the media in the occurrence construction, as well as the position given to the organization in the news published, identifying the organization's strategies to mitigate the incident, and understanding the strategic nature of the interface press -company in crisis situations in news production. So, as a result of this research, we concluded that in this crisis the organization has adopted and maintained a concise and objective position in addition to technical measures taken to circumvent the situation. This triggered another kind of relationship with the media, where what was witnessed was not an Air France's image crisis, but on the other hand, the occurrence "447" was explored as a tragedy. So, what stands out in this scenario is that between the crisis and the news, the news prevailed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrises organizacionaispor
dc.subjectMidiatizaçãopor
dc.subjectAcontecimento jornalísticopor
dc.subjectNotíciapor
dc.subjectComunicação de crisespor
dc.subjectOrganizational crisiseng
dc.subjectMediatized societyeng
dc.subjectJournalistic occurrenceseng
dc.subjectNewseng
dc.subjectCrisis communicationeng
dc.titleEntre a crise e a notícia: as estratégias organizacionais da Air France e a construção do acontecimento “voo 447” pela mídia impressa brasileira e francesapor
dc.title.alternativeBetween the crisis and the news: Air France`s organizational strategies and the construction of “af 447” occurrence by brazilian and french press mediaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação estuda as estratégias de uma organização em situação de crise na construção do acontecimento jornalístico em uma sociedade midiatizada. São constantes os desafios a serem superados pelas organizações. Os processos de visibilidade foram e continuam sendo alterados pelo advento de novas tecnologias, a transformação do papel da mídia na sociedade atual e a apropriação de suas lógicas pelos diversos campos sociais em suas práticas cotidianas são apenas algumas mudanças que demandam questionar e refletir sobre estratégias de gestão de crises adotadas até hoje. As crises organizacionais se apresentam como acontecimentos jornalísticos bastante explorados pelos veículos de comunicação. Esses acontecimentos se caracterizam pela ruptura do cotidiano, sendo marcados principalmente pelo seu caráter de imprevisibilidade e pelo amplo interesse que desperta no campo midiático. A partir do método da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), adota-se como objeto empírico a crise enfrentada pela Air France com a queda do voo AF 447 nos jornais A Folha de São Paulo e Le Monde. Assim, busca-se analisar a repercussão da crise em questão na mídia impressa brasileira e francesa, verificar quais as fontes utilizadas pela mídia na construção do acontecimento, bem como a posição dada à organização nas notícias publicadas sobre esta crise, identificar as estratégias da organização para amenizar o ocorrido e compreender o caráter estratégico da interface empresa-imprensa em situações de crise no processo de construção do acontecimento. Dessa forma, como resultado da pesquisa, conclui-se que nesta crise a organização adotou e manteve um posicionamento conciso e objetivo, além de ter tomado as medidas técnicas cabíveis para contornar a situação. Esse fato desencadeou um outro tipo de relacionamento da mídia para com a empresa, no qual o que se presenciou não foi uma crise de imagem da Air France, ou seja, no acontecimento AF 447 , a característica mais explorada foi a da tragédia. Sendo assim, o que se destaca nesse cenário é que, entre a crise e a notícia, prevaleceu a notícia.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717por
dc.contributor.referee1Bueno, Wilson da Costa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9495822246558650por
dc.contributor.referee2Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4513978248449141por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764710519171726por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples